domingo, 15 de dezembro de 2019

TERRÍVEL COISA É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVO


Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Mas, o que essa frase quer mesmo dizer? Vamos começar vendo o que a Bíblia ensina a esse respeito:
Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo". Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! Hebreus 10:30-31
Esse ensinamento aponta para o fato que Deus pune o pecador e é uma coisa terrível quando alguém cai nas mãos dele. Quando a paciência e a misericórdia divinas cessam e a ira de Deus predomina.

O profeta Miquéas, num texto vem conhecido, detalha o que acabei de afirmar: 
Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão. E cobiçam campos e roubam-nos, cobiçam casas e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Portanto, assim diz o Senhor: Eis que projeto um mal contra esta família, do qual não tirareis os vossos pescoços, e não andareis tão altivos, porque o tempo será mau. Miquéas capítulo 2, versículos 1 a 3
Mas, o que dizer quando a punição de Deus parece tardar. Quando a iniquidade se instala - como aconteceu na política brasileira, por exemplo - e pessoas parecem prosperar ao praticar o mal. 

É muito triste ver bilhões roubados num país que ainda não consegue garantir para seu povo os serviços públicos mais necessários, como educação, saúde, segurança e transporte. Cada real desviado, foi um real a menos para atender as pessoas desfavorecidas, aquelas que justamente dependem mais do apoio do governo. E esses desvios foram para os bolsos de políticos, agentes governamentais e empresários corruptos que lucraram imensamente.

É verdade que muitos dos envolvidos foram presos e ou estão sendo processados e espero que se faça justiça em todos esses casos. Mas, muita gente escapou sem grandes consequências.

Se essas pessoas escaparam da justiça humana, será que vão ser punidas por Deus? Garanto a você que Deus reage a tais abusos exatamente como descrito nos textos acima: aqueles/as que maquinam e praticam maldades vão sofrer nas mãos dele. Essas pessoas não perdem por esperar, pois serão punidos com rigor. Não tenho qualquer dúvida quanto a isso. 

Por que então essa punição parece muitas vezes tardar? A resposta passa pelo entendimento de que há uma diferença entre o tempo de Deus ("kairós") e o tempo físico ("cronos"). Os seres humanos vivem no tempo cronológico ("cronos") e não têm como escapar disso. Afinal, foram feitos assim. 

E eles esperam que Deus também se subordine ao mesmo tempo cronológico. E não é assim, pois Deus criou o tempo cronológico e, portanto, não se subordina a ele. Deus age no seu tempo próprio, o "kairós", quando entende ser melhor. 

Deus se importa sim e vai agir, mas quando bem entender. E o resultado da ação de Deus pode vir a se tornar aparente somente muitos anos depois dos fatos ocorridos. 

Assim, não devemos desanimar, se não percebemos de imediato os resultados da ação de Deus. Precisamos exercer nossa fé e, através dela, adquirirmos a certeza que Deus não tarda e nem falha. 

E pode ter certeza de uma coisa que terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Eu não queria de forma alguma estar no lugar dessas pessoas.

Veja mais sobre este tema aqui.

Com carinho

Um comentário:

  1. Olá Vinicius, curto muito o seu blog que aliás é uma benção para aqueles que vivem verdadeiramente alicerçados na Fé do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! E como Ele nos disse ''bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos'', podemos ter certeza que no tempo do nosso Justo e maravilhoso ABBA, tudo o que está acontecendo em solo nacional será perfeitamente julgado e os que tiram parte da dignidade do nosso povo receberão aquilo que os seus atos de impobridade administrativa merecem!

    In Jesus name, amém!

    ResponderExcluir