quarta-feira, 1 de abril de 2020

QUEM FOI A PRIMEIRA PESSOA A RECONHECER O MESSIAS?


A tradição indica que o apóstolo Pedro teria sido a primeira pessoa a reconhecer Jesus como o Messias (Cristo) e falar disso publicamente. Veja o relato desse evento na Bíblia:  
Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista, outros, Elias, e ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". "E Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus." Mateus 16, versículos 13 a 17
Essa é uma das razões pelas quais Pedro é tido por muitos cristãos (como os católicos) como o mais importante dos seguidores de Jesus. Mas terá sido Pedro a primeira pessoa a ter essa revelação e anunciá-la? Acredito que não. É o que vou tentar mostrar a seguir.
É evidente que a primeira pessoa a saber que Jesus seria muito especial foi Maria, sua mãe: 
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria. Você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó. Seu Reino jamais terá fim". Lucas capítulo 1, versículos 30 a 33
Maria guardou essas informações para si mesma (Lucas capítulo 2, versículo 19), ou seja, ela sabia mas não anunciou, como Pedro fez, até porque, se tivesse feito isso, precisaria confessar que Jesus não era filho de José.

Outros candidatos fortes a terem sido os primeiros a reconhecer Jesus como o Messias são os três reis magos, que o visitaram logo após seu nascimento para presenteá-lo com ouro incenso e mirra. Veja o que a Bíblia fala a respeito:
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Mateus capítulo 2, versículos 1 e 2
Na verdade, os reis magos sabiam que Jesus era rei e divino, daí o terem adorado. Mas nada indica que sabiam sobre o papel de Jesus como Messias. Afinal, eles não eram judeus e provavelmente não conheciam as profecias e ensinamentos a respeito do Messias existentes na Bíblia Hebraica (o Velho Testamento). 
Existe uma outra possibilidade para a identidade dessa pessoa: 
Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel. E o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, ele foi ao Templo [de Jerusalém]. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazer conforme requeria o costume da lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo". O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a respeito dele. Lucas capítulo 2, versículos 25 a 33
Com efeito, Simeão foi o primeiro a anunciar ao mundo, quem seria o Cristo e fez isso quando Jesus era ainda bebê. Logo depois, uma mulher fez o mesmo:
Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa: havia vivido com seu marido sete anos depois de se casar e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus, jejuando e orando dia e noite. Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas capítulo 2, versículos 36 a 38
A profetisa Ana, portanto, foi a segunda pessoa a ter a honra de anunciar Jesus como o Messias, pouco tempo depois de Simeão fazer isso.
Teria sido Pedro, então, a primeira pessoa a reconhecer e anunciar Jesus já adulto como o Messias? Também não. Outra pessoa, João Batista, teve esse privilégio: 
Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. Ele, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?" Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou. Mateus capítulo 3, versículos 13 a 15
Concluindo, Maria foi a primeira pessoa a saber quem Jesus viria a ser. Mas ela nada disse, até porque estava impedida de fazer isso. A primeira pessoa a reconhecer Jesus publicamente como o Messias foi Simeão, seguida de perto pela profetisa Ana.

O primeiro a reconhecer Jesus, já adulto, como o Messias, foi João Batista. Pedro foi o primeiro a fazer isso entre os discípulos e apóstolos, o que não deixa também de ter mérito.

PS Veja mais sobre este tema aqui
Com carinho             

Nenhum comentário:

Postar um comentário