segunda-feira, 3 de agosto de 2020

QUANTO VOCÊ JÁ CAMINHOU?


Quanto você já caminhou na estrada da sua vida espiritual cristã desde que se converteu? Certa vez um amigo me disse o seguinte:
Quando leio seu site, me dou conta que estou muito distante daquilo que deveria. E isso às vezes me desanima”. 
Respondi para ele que eu também me considero muito distante da meta que Deus tem para mim e, assim com ele, às vezes me sinto meio incapaz, incompetente espiritualmente. Acho que minha resposta surpreendeu...
O cristianismo era conhecido como "O Caminho", antes de se tornar uma religião organizada. Gosto muito desse nome, pois acho que ele reflete bem a essência do que é o desafio de ser cristão. Trata-se de caminhar sempre, olhando para Cristo, nossa meta.

Às vezes paramos porque faltam forças, mas é preciso perseverar e recomeçar a caminhar. De vez em quando até caímos, porque somos limitados e imperfeitos, mas é preciso levantar e seguir em frente.

Há quem consiga andar mais depressa, cair menos e desanimar menos, ao longo do caminho da vida espiritual. Outros seguem jornada mais difícil e atrapalhada, e às vezes até se desviam do caminho certo, para só mais adiante, em meio a grande sofrimento, retomá-lo.

Essa é a natureza da caminhada. E é a história da minha vida espiritual e também a de qualquer outra pessoa que decida seguir a Jesus. Portanto, você não deve desanimar com as dificuldades e tropeços, ou quando as exigências da vida cristã parecem muito grandes. 
E sempre lembre-se de algumas coisas. Primeiro, você não precisa caminhar sozinho. O Espírito Santo está presente no mundo exatamente para ajudar você em toda a sua jornada. Basta orar e pedir ajuda, que você será apoiado de todas as formas. 
E você terá também o apoio de irmãos na fé, que passam pelas mesmas lutas e podem ajudar muito  através do seu testemunho e orando junto com você. Exatamente por isso é tão importante ser parte de uma igreja (comunidade cristã).

Segundo, toda vez que você se afastar da rota certa ou mesmo tropeçar e cair - por exemplo, quando ceder à tentação e pecar novamente -, basta reconhecer seu erro e pedir perdão a Deus. Ele sabe das suas dificuldades e está sempre pronto para perdoar e se reconciliar com você, colocando você de volta no caminho certo.

Finalmente, sempre é bom olhar para trás e ver o quanto você já caminhou. Você entrou no caminho certo quando aceitou Jesus como seu Salvador. Ao aprender o que Deus espera de você -  perdão, amor ao próximo, etc -  e começar a praticar isso, mesmo que de forma imperfeita, você já andou mais um bom pedaço.

E quando aprendeu a importância da oração e seu poder sobre a vida do ser humano, mais alguns quilômetros ficaram para trás. Quando deixou hábitos que prejudicavam sua vida, como vícios, consumo excessivo, maledicência, etc, houve mais um grande avanço, E assim você vai caminhando.
Não olhe somente para aquilo que você ainda não conseguiu, o quanto falta caminhar. Encontre consolo e ânimo para prosseguir dando-se conta também do quanto já conseguiu. Talvez você se surpreenda ao perceber o quanto já caminhou na estrada da vida espiritual.
Concluindo, continue a andar pelo caminho que é Jesus Cristo. Eu tenho me esforçado por fazer o mesmo. Essa é a tarefa mais importante da sua e da minha vida.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário