terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A FAMÍLIA DE JESUS

O período do Natal é voltado para a família - nenhuma outra festa tem essa característica. Seguindo a tradição, as pessoas viajam longas distâncias para passar a ceia de Natal e o almoço do dia 25 com seus parentes.

E já que o Natal é um período tradicional para a família, acho apropriada falar um pouco sobre a família de Jesus. Como Ele viveu seu ministério rodeado pelos apóstolos e discípulos e disse, a certa altura, que aquelas pessoas eram sua família (Mateus capítulo 12, versículos 49 e 50), esquecemos que Jesus teve uma família de sangue e que a Bíblia fala bastante sobre ela. 

Pai e mãe
Maria foi a mãe natural de Jesus - ela engravidou ainda muito jovem (tinha 14 ou 15 anos apenas) por ação do Espírito Santo. Já José, marido de Maria, foi o pai adotivo de Jesus. 

Essas duas pessoas são muito conhecidas por todos e acho que não preciso falar mais sobre elas. 

Irmãos e irmãs
Os Evangelhos de Mateus (capítulo 13, versículos 55) e Marcos (capítulo 6, versículo 3) listam quatro irmãos de Jesus.Tiago e José eram os mais velhos (nessa ordem) e depois ainda são citados Judas e Simão, mas não sabemos quem era o mais velho. 

Tiago foi o mais importante dentre eles: foi o primeiro chefe da igreja cristã em Jerusalém, sendo conhecido pelo apelido "o Justo", pela sua vida extremamente correta. Morreu apedrejado por ordem do sumo-sacerdote. Foi ele quem escreveu o livro de mesmo nome que consta do Novo Testamento. 

Judas também escreveu um livro do Novo Testamento que leva seu nome. Mas não há na Bíblia informação específica sobre os outros dois. 

Os "irmãos do Senhor", provavelmente uma referencia aos três mais jovens, são citados em 1 Corintios capítulo 9 versículo 5, onde é dito que eles levavam suas esposas nas viagens - isso quer dizer que eram missionários. Tiago permaneceu em Jerusalém até o fim da sua vida, como é descrito em várias passagens de Atos dos Apóstolos. 

Os textos de Mateus e Marcos citados acima indicam ainda que Jesus teve mais de uma irmã, mas não sabemos quantas eram, seus nomes e como viveram. E isso não é de estranhar, pois naquela época as mulheres tinham muito pouca importância.

Tios e outros parentes
Temos informações sobre tios, sobrinhos-netos e primos de Jesus, tanto na Bíblia como nos registros históricos.

De acordo com alguns desses registros, o pai adotivo de Jesus, José, tinha um irmão chamado Clopas. Ora, esse é um nome muito pouco comum nos tempos de Jesus. Sendo assim é mais fácil identificá-lo na Bíblia.

Há duas referencias a ele. Uma delas, no Evangelho de João (capítulo 19, versículo 25), durante o relato da crucificação, quando são citadas as mulheres que estavam ao pé da cruz - uma delas era Maria, esposa de Clopas. Isso quer dizer que além da mãe de Jesus, provavelmente sua tia também estava aos pés da sua cruz.

Quando Jesus, já ressuscitado, apareceu para dois viajantes, na estrada para Emaus (Lucas capítulo 24, versículo 18), um deles foi identificado como Cleopas. O nome é ligeiramente diferente de Clopas, mas muito parecido, e assim provavelmente essa é outra referencia bíblica ao tio de Jesus. 

Os registros históricos citam ainda um Simão (ou Simeão), filho de Clopas e Maria, que sucedeu seu primo-irmão, Tiago, como chefe da igreja cristã em Jerusalém. Ele foiu uma das figuras mais importantes do cristianismo por cerca de 40 anos, até ser martirizado pelo imperador Trajano. 

Os registros históricos ainda falam de dois sobrinhos-netos de Jesus, chamados Zoker e Tiago, parentes pelo lado do seu irmão Judas. 

A Bíblia conta ainda que Isabel, mãe de João Batista, era prima de Maria - portanto, esse profeta era primo em segundo ou terceiro grau de Jesus. As duas mulheres, já grávidas, encontraram-se e o momento que eles viveram está descrito em Lucas capítulo 1, versículos 36 a 45. 

Aí está o que sabemos sobre a família de Jesus. Várias dessas pessoas, conforme comentei, foram importantes para o cristianismo, e tiveram a honra de poder dizer que tinham o mesmo sangue que Jesus.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário