quarta-feira, 18 de setembro de 2019

EXISTEM ANJOS DA GUARDA?

Será que existem anjos da guarda? Alguns cristãos acreditam na existência anjos destacados para proteger individualmente as pessoas. Segundo essa ideia, cada pessoa teria seu anjo de proteção exclusivo. Vamos ver o que a Bíblia diz a esse respeito.

... [falando de anjos] "Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação?" Hebreus capítulo 1, versículo 14

Anjos são mensageiros enviados por Deus para cumprir determinadas tarefas. E a Bíblia está cheia de relatos sobre a atuação desses seres especiais. Ela nos conta também que há muitos tipos de anjos, com diferentes funções. Os mais conhecidos são os arcanjos (anjos de maior graduação que chefiam hostes de anjos comuns), os querubins (seres celestiais que estão junto ao trono de Deus) e os anjos comuns.

O texto acima ensina que há anjos cuja missão é proteger (trabalhar a favor) daqueles que serão salvos. E foi a partir desse texto que nasceu a ideia de anjos da guarda, que muitos cristãos, como os católicos romanos, aceitam. 

Mas não é possível tirar essa conclusão somente a partir dele. Agora, essa ideia não me parece entrar em choque com os demais ensinamentos da Bíblia. Acredito que ela pode ser aceita. Embora, repito, não podemos saber com certeza. 

Mesmo que os anjos existam, uma coisa precisa ficar bem clara. Não devemos orar ou pedir qualquer coisa para os anjos. Afinal, eles são simples mensageiros que cumprem ordens de Deus. Orações e pedidos devem ser sempre dirigidos a Deus e somente a Ele. 

Mas quando a proteção dos anjos começa na vida de cada pessoa? Será que começa no seu nascimento ou apenas depois que ela se converte a Jesus? O texto citado acima não fala sobre isso, mas podemos usar outros ensinamentos da Bíblia para ter uma ideia. 

Deus sabe quem será (ou não) salvo. Não porque Ele tenha estabelecido isso, como pensam alguns evangélicos. Mas porque Ele sabe tudo (é onisciente). Portanto, é razoável imaginar que Deus envia seus anjos para ajudar as pessoas que Ele já sabe virão a ser salvas. E faz sentido que essa proteção comece desde o nascimento delas, antes mesmo da sua conversão. Com isso Deus estaria garantindo que elas viverão o suficiente para ter oportunidade de aceitar Jesus. Acredito firmemente nessa possibilidade pois acho que ela está de acordo com a graça de Deus. 

E não há dúvida que a ajuda dos anjos se faz bem presente no dia-a-dia das pessoas. Especialmente na vida das crianças, pois essas não têm condições de tomar conta de si sozinhas e seus pais, mesmo que queiram, não conseguem ficar 24 horas por dia de olho nelas.

Eu mesmo vivi duas experiências em que senti essa intervenção divina com clareza. E vou relatar uma delas aqui. Tudo aconteceu quando eu tinha uns 10 anos. E eu achava que já sabia nadar, mas de fato não sabia. E são exatamente essas as pessoas que mais correm risco de se afogar. Quem tem consciência que não sabe nadar, não se arrisca na água. 

Aí, "corajosamente", resolvi atravessar a nado a piscina olímpica (50 metros) do clube onde eu era sócio. E cansei no meio do caminho - lembro-me claramente da sensação de estar me afogando. Nesse momento crítico, um rapaz, a quem mal conhecia, me segurou. Em meio a um monte de gente que estava naquela piscina enorme e funda, o rapaz ficou me observando e percebeu minha dificuldade. E ele me salvou.

Senti claramente a mão de Deus ali. Se tivesse me afogado, a culpa teria sido minha e dos adultos que me acompanhavam. Mas acho que Deus tinha planos para mim e não permitiu que isso acontecesse. 

Já ouvi histórias parecidas de muitas pessoas e tenho certeza absoluta que os anjos nos ajudam e nos protegem em determinados momentos. Nós podemos até não perceber. Mas isso acontece. 

Para concluir, lembro de uma história que aconteceu com o profeta Eliseu, quando sua casa foi cercada pelas tropas do rei da Síria. Esse rei estava incomodado com o fato de Eliseu sempre se antecipar e revelar para o rei de Israel os planos dos sírios. 

O criado de Eliseu ficou apavorado, quando viu as tropas sírias ao redor da casa, enquanto o profeta se manteve calmo. Em dado momento, Eliseu pediu para Deus "abrir" os olhos do rapaz e aí o moço conseguiu ver uma enorme hoste de anjos e "carros de fogo" em torno da casa do profeta para protegê-los (2 Reis capítulo 6, versículos 1 a 17). 

Podemos não ter anjos da guarda, mas sem dúvida Deus os anjos para nos proteger e devemos ser gratos por isso.

Com carinho

Um comentário:

  1. Bom... uma vez quando eu era pequeno na praia eu sai de onde estava a minha família para ir até o mar encher meu balde de plástico de água, e de alguma maneira acabei perdido e andei por um tempo até que uma mulher me abordou e falou para eu ficar com ela, eu e ela desenhamos algumas coisas na areia e ela até me pagou um sorvete, algum tempo depois minha família me achou

    ResponderExcluir