terça-feira, 24 de setembro de 2019

PEDRO, UM EXEMPLO PARA NÓS

Gosto muito da figura do apóstolo Pedro. O que me agrada nele é sua humanidade, o que o torna muito parecido comigo ou com você. Suas qualidades e defeitos são bem aparentes e não há qualquer intenção no relato bíblico de “dourar a pílula”, fazendo Pedro parecer melhor do que de fato era.

Pedro “pisou na bola” muitas vezes - a falha mais conhecida foi ter negado Jesus por três vezes. Mas não ficou só nisso: ele criou caso com Paulo (conforme Gálatas, capítulo 2, versículos 11 a 16), arrumou confusão com outros discípulos, queria brigar com os servos do sumo-sacerdote e assim por diante. Ele cometeu uma longa lista de erros.

Ele impetuoso, vigoroso, emotivo, presunçoso, medroso e faltava-lhe discernimento espiritual. E dava importância demasiada à opinião das outras pessoas. Mas, suas qualidades também eram enormes: era generoso, comprometido e amava Jesus de verdade. E alguns fatos marcantes da sua vida comprovam essas qualidades:
  • Foi o primeiro apóstolo a confessar Jesus como o Salvador. 
  • Explicou ao povo de Jerusalém o que tinha acontecido no evento do Pentecoste, quando o Espírito Santo chegou, dando início à vida da igreja cristã (Atos capítulo 2, versículos 14 a 36).
  • Abriu as portas da igreja para os gentios (não judeus), conforme relato de Atos capítulo 10, versículo 44 a capítulo 11, versículo 18.
E foi recompensado por suas qualidades:
  • Jesus apareceu somente para ele, após sua ressurreição (1 Coríntios capítulo 15, versículo 5).
  • Tornou-se um dos mais importantes líderes da igreja cristã, com uma contribuição só comparável à de Paulo.
Conhecemos muitos detalhes sobre a vida de Pedro. O apóstolo nasceu em Betsaida e se chamava Simão (Simeão). Foi apelidado por Jesus de Pedro (ou Cefas, em aramaico). Era casado (Lucas capítulo 4, versículo 38) e seu pai se chamava Jonas (João), tanto assim que Jesus se referiu a ele como “Simão Barjonas” (a palavra “bar”, em hebraico, significa “filho”).

O apóstolo foi pescador no mar (lago) da Galileia, juntamente com o pai e o irmão André. Sua família trabalhava em sociedade com Zebedeu e seus filhos Tiago e João (Lucas capítulo 5, versículo 10). E é interessante perceber que os filhos das duas famílias, Pedro, André, Tiago e João tornaram-se apóstolos. 

Pedro morava em Cafarnaum, à beira do lago da Galileia (Lucas capítulo 4, versículo 38), quando foi chamado por Jesus para segui-lo. E não mais se afastou do Mestre, até sua morte e ressurreição. Depois, seguiu em frente, já como um dos líderes da igreja cristã em Jerusalém. Mais tarde mudou-se para Roma, onde morreu, segundo a tradição, crucificado de cabeça para baixo, por volta do ano 67 ou 68. Ele foi bispo da igreja em Roma por cerca de 25 anos.

A figura de Pedro é alvo de algumas controvérsias religiosas importantes, pois os Católicos Romanos vêm nele o chefe da igreja cristã. Essa controvérsia nasceu nas diferenças de interpretação da passagem de Mateus capítulo 16, versículos 15 a 19:
E Simão Pedro, respondendo [a Jesus], disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque foi carne e sangue que te revelaram isso, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Os Católicos Romanos leem na frase que começa com “tu és Pedro” uma “nomeação” do apóstolo como chefe da Igreja cristã. Já a interpretação dos evangélicos, que eu sigo, entende que a tal “pedra”, sobre a qual a igreja foi edificada, é a fé de Pedro, demonstrada nos versículos anteriores, onde foi o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias.

Por conta da frase em que Jesus disse ter dado para ele as “chaves do reino dos céu”, os Católicos Romanos entendem que ele receberá cada um de nós nas portas do Paraíso. Mas essa referência parece ser simbólica e não literal, afinal, o céu não tem portas. Jesus estava se referindo ao fato que a ação apostólica de Pedro, seria a chave para a entrada delas no céu. Só isso.  

A transformação espiritual de Pedro
O que aconteceu com Pedro para que ele tivesse conseguido mudar tanto? Passou de pessoa comum, cheia de fraquezas, a herói da fé. Sem dúvida foi sua fé em Cristo que o fez mudar. E, se ele conseguiu fazer essa transição, eu e você também podemos. A mesma transformação está ao alcance de todos nós. 

Essa transformação está relatada na Bíblia em muitos detalhes e dá para perceber que Pedro passou por cinco fases diferentes. E houve avanços e retrocessos, comprovando que o desenvolvimento espiritual das pessoas não é obrigatoriamente linear e ascendente:
  1. Pedro foi chamado para ser discípulo e apóstolo e aceitou com entusiasmo.
  2. Ele foi discipulado ao longo de três anos de convivência diária com Jesus.
  3. Caiu quando negou a Jesus por ter tido medo (João capítulo 20, versículo 19). E quase se perdeu.
  4. Pedro arrependeu-se e foi recuperado pelo próprio Jesus, já depois da sua ressurreição, no episódio em que se encontraram numa praia do mar da Galileia (João capítulo 21).
  5. Finalmente, chegou à maturidade espiritual. Assumiu papel de liderança na igreja cristã, a partir do discurso do Pentecoste. São dessa fase as inúmeras curas (Atos capítulo 5, versículos 14 e 15) e a abertura para os gentios, assim como o episcopado em Roma. 
Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário