quinta-feira, 21 de novembro de 2019

JESUS E O BATISMO DE ARREPENDIMENTO


Você sabia que Jesus foi batizado para arrependimento? Esse é um dos fatos mais importantes da vida de Jesus e ocorreu logo no início do seu ministério.

O batismo de Jesus foi ministrado por João Batista (veja mais), que vinha chamando o povo de Israel para o arrependimento – o povo devia abandonar seus caminhos maus e se arrepender dos pecados cometidos (Mateus capítulo 3, versículos 1 a 10).

Agora, por que Jesus se deixou batizar para arrependimento já que não tinha pecados e, portanto, é não tinha do que se arrepender? Essa é uma pergunta muito coerente que merece atenção.
Como Deus lidou com o povo de Israel
Deus lidou com o povo de Israel, segundo o relato do Velho Testamento, de forma diferente do que Ele lida conosco hoje em dia. Israel era o povo escolhido e estava debaixo da promessa dada a Abraão e depois reafirmada a Moisés, Davi, etc.
Portanto, quem nascia dentro desse povo herdava automaticamente todas as promessas feitas por Deus e passava a fazer parte da Aliança feita com Abraão. Mas, assim como havia promessas coletivas para Israel, cuja posse podia ser reivindicada por qualquer pessoa que pertencesse a esse povo, também havia responsabilidades coletivas.
Assim, certos pecados cometidos por um único israelita podia ter reflexo no povo como um todo. Um bom exemplo disso é o caso de Acã, que desobedeceu a Deus e causou a derrota de Israel na batalha pela cidade de Aí (Josué capítulo 7).

É claro que também existiam pecados - como o adultério ou o roubo - para os quais a responsabilização era individual, como foi o caso do rei Davi, ao adulterar com Bate-Seba.

Os pecados que tinham impacto coletivo eram aqueles relacionados diretamente com a Aliança de Israel com Deus - adoração a outros deuses, desobediência a Deus, revolta contra os líderes indicados por Ele, etc.
Jesus e o pecado do povo de Israel
Jesus era judeu e participou das práticas religiosas daquele povo – respeitava os feriados religiosos, foi circuncidado, não comia alimentos proibidos, etc. Pode parecer estranho afirmar isso, mas, Jesus, como parte do povo escolhido, estava dentro da Aliança feita por Deus com Abraão. Assim, Jesus também era coletivamente responsável pelos pecados cometidos por outros judeus contra a Aliança com Deus, mesmo não tendo cometido nenhum pecado individual.
Em outras palavras, Jesus não pecou pessoalmente mas carregou sua parte da culpa coletiva de Israel. E a Bíblia deixa isso claro: quando Jesus se aproximou para ser batizado, João Batista lhe disse que não podia batizá-lo, pois não era digno de fazer isso. E Jesus respondeu: "...Deixa, por enquanto, para que se cumpra toda a justiça..." (Mateus capítulo 3, versículos 13 a 15).
"Justiça" na frase acima tem o significado de cumprimento da lei dada por Deus a Moisés. Ou seja, como judeu, Jesus carregava seu quinhão dos pecados coletivos de Israel, embora não fosse diretamente responsável por nenhum deles. Daí fazia sentido que Jesus se batizasse pelo arrependimento coletivo do povo, cumprindo a lei dada por Deus a Moisés.
Comentários finais
Vivemos hoje dentro da chamada Nova Aliança, caraterizada pela morte de Jesus na cruz para remissão dos nossos pecados (Mateus capítulo 26, versículos 26 a 28). A nova Aliança não é coletiva, como é a Aliança feita por Deus com o povo de Israel. A  nova Aliança é individual.
Cada pessoa entra na nova Aliança quando aceita Jesus como seu Salvador e não por ser descendente de outra (como acontecia na Aliança com Israel). Assim, na nova Aliança ninguém pode transferir sua salvação para outra pessoa, mesmo seus descendentes. Casa pessoa precisará tomar esse passo por si mesma. 

Em contrapartida, na nova Aliança ninguém precisa carregar pecados coletivos. Cada pessoa é responsável apenas pelo que faz individualmente e só precisa se arrepender disso. 

Portanto, na nova Aliança o gesto de Jesus - deixar-se batizar por João Batista para arrependimento - não faz sentido, pois Ele não tinha pecados pessoais. Mas, como Jesus viveu dentro da Aliança com israel, esse batismo passa a fazer todo sentido.

Com carinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário