segunda-feira, 11 de novembro de 2019

NEM JESUS FOI PROFETA NA SUA TERRA

Há uma verdade da qual ninguém consegue fugir: não é possível ser profeta na própria terra. Em outras palavras, não é possível exercer liderança espiritual de pessoas com quem se tem intimidade.

Até Jesus teve enorme dificuldade em vencer essa barreira - veja o que a Bíblia diz a esse respeito:
Tendo Jesus partido dali, foi para sua própria terra... passou a ensinar na sinagoga e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam dizendo: ...Que sabedoria é essa que lhe foi dada? ...Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas Judas e Simão? ...Jesus, porém, lhes disse: não há profeta sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. [Jesus] não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos... Marcos capítulo 6, versículos 1 a 5
E é fácil entender a razão para essa limitação. Imagine que eu tivesse sido criado com um primo, jogando futebol, indo junto à praia e festinhas. Sempre percebi que meu primo era uma pessoa inteligente e bondosa, mas, ainda assim, parecia um garoto normal. Anos depois, recebo a notícia que esse meu primo tornou-se um grande líder religioso e que muitas pessoas estão afirmando ser ele o Messias, o salvador da humanidade. Será que eu iria acreditar nisso? É muito pouco provável. Eu iria lembrar toda a minha história de vida com ele e teria muita dificuldade de vê-lo preenchendo um papel espiritual desse porte. Eu seria uma das pessoas mais difíceis de convencer quanto ao ministério do meu primo.
E foi exatamente isso que aconteceu com os irmãos e conterrâneos de Jesus, conforme o texto acima demonstra. Quando Jesus começou a ser visto como o Messias, aqueles que tinham privado da sua intimidade, antes dele começar seu ministério, recusaram-se a aceitar essa verdade. Acharam isso absurdo.

Qualquer pessoa que tenha um ministério espiritual enfrenta esse mesmo tipo de barreira. Por exemplo, minha família dificilmente se interessa postagens que publico aqui - meu trabalho aqui simplesmente fica fora do radar dessas pessoas, embora todas elas tenham amor por mim. E assim é com todo mundo.
Mas, o que isso tem a ver com você? Muito, mais do que você talvez consiga perceber à primeira vista. Eu me explico.
Se você tem alguém na família ou um/a amigo/a próximo/a que não é convertido/a, certamente tem vontade de ver essa pessoa se rendendo a Jesus. E quando procurar falar sobre Jesus para essa pessoa que não é convertida, provavelmente vai enfrentar a mesma barreira que todo profeta enfrenta quando tenta agir na própria terra. Essa pessoa próxima a você vai resistir a suas palavras. Pode parecer surpreendente, é mais fácil ela vir a aceitar a pregação de um pastor que não conheça. 

Ocorre que esse familiar ou amigo/a próximo/a conhece você muito bem, inclusive seus defeitos e qualidades. E dificilmente vai conseguir ver em você uma referencia para sua própria vida espiritual cristã.

Mas, ainda assim, é preciso seguir o mandamento de pregar o Evangelho para quem cruzar nosso caminho. E isso inclui as pessoas que possam vir a rejeitar a mensagem do Evangelho que você venha transmitir.

É preciso sempre ter em mente que quem converte as pessoas é o Espírito Santo e não quem prega o Evangelho. Assim, quem leva a palavra é apenas o "cano" que conduz a "água viva" do Evangelho. Sem o "cano", a "água" não poderá chegar onde se faz necessária, mas não é esse "encanamento" que mata a "sede" e sim a "água viva".

Portanto, quando você tentar falar do Evangelho para alguém próximo e enfrentar resistências, não desanime, pois isso já é esperado. Não tente empurrar seus argumentos pela garganta dessa pessoa abaixo. Não se irrite com a eventual resistência e nunca brigue com a pessoa por causa disso.
Fale apenas o mínimo indispensável para essa pessoa e não se esqueça de convidá-la de ir visitar sua igreja. Faça sua parte. Eu, por exemplo, quando surge aqui no site algum tema que pode interessar familiares e ou amigos/as, conto para essas pessoas o que está sendo discutido e resumo o argumento cristão em resposta às dúvidas levantadas. Às vezes recebo algum comentário, dizendo que o texto ajudou, mas, na maioria das vezes, ninguém fala nada. 
Isso nunca me aborrece, pois fiz a tarefa que me cabia. O resto é com o Espírito Santo. Cabe a ele mudar a pessoa. Afinal, ninguém é mesmo profeta na sua própria terra.

Veja mais sobre esse tema aqui.

Com carinho

2 comentários:

  1. Vinícius, primeiro obrigada pela dedicatória do post de hoje, segundo, ele foi de grandeeee valia, claro, você sabia, melhor, sabe! :)
    Que DEUS continue te abençoando cada vez mais.
    Abç e bj

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado!

    Esse texto foi muito esclarecedor para que eu possa entender o porque que tantas pessoas que me admiravam e amavam quando eu era criança hoje me olham com olhar de desconfiança.

    Desde que alguns sinais e "profecias" começaram a aparecer na minha vida, algumas pessoas se afastaram ao invés de me ajudar a descobrir o que se passa comigo! Não mudei minha essência, apenas amadureci... E ainda tenho muito que amadurecer!

    Fique na paz, irmão!

    ResponderExcluir