quarta-feira, 13 de novembro de 2019

POR QUE JESUS NOS PEDIU PARA DAR A OUTRA FACE?

Por que Jesus nos pediu para dar a outra face, quando agredidos? Esse é um dos ensinamentos dele mais difíceis de entender e seguir. Vejamos o texto onde esse ensinamento está relatado:
...mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra e ao que demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." Mateus capítulo 5, versículos 39 a 41
Como já disse, esse é um ensinamento difícil de aceitar. Mas, ainda assim, precisamos obedecê-lo se quisermos ser cristãos verdadeiros. E a melhor forma de fazer isso é entender as razões de Jesus. Aí fica mais fácil obedecer.

No texto acima, Jesus ensinou que a pessoa não deve retribuir o mal (físico, moral ou espiritual) recebido e, o que ainda mais difícil, deve fazer algo positivo por quem lhe fez mal, caso isso for possível.

Esse ensinamento é muito mais exigente e desafiador do que a lei usada no Velho Testamento: retribuir "olho por olho e dente por dente", ou seja, o mal deveria ser retribuído de forma proporcional ao prejuízo sofrido (Êxodo capítulo 21, versículo 24). Mas, a orientação de Jesus é retribuir o mal até com o bem. 

Por quê Jesus pediu isso? Afinal, a lei do Velho Testamento parece mais justa e razoável. Mas, se Jesus ensinou algo diferente, devem haver razões fortes para isso. Acredito que há pelo menos três razões:

A primeira é que a tal "retribuição justa" ("olho por olho") não é possível de aplicar na prática. Eu me explico. Digamos que eu mate o filho de alguém e essa pessoa mate meu filho, em retribuição. Pela matemática, parece ter ficado tudo certo. Mas, se eu tiver apenas um filho e a outra pessoa tiver três, eu teria perdido tudo e o outro apenas um terço da sua prole.
Esse exemplo simples explica como é difícil praticar a retribuição justa. Afinal, são muitas as variáveis a considerar. E, por causa disso, a regra do "olho por olho" tende a perpetuar os conflitos. Um dos lados sempre vai achar que sofreu ficou com saldo negativo e vai querer descontar a diferença, fazendo mais mal para o lado que pareceu beneficiado.

Voltando ao exemplo anterior, digamos que eu ache que matar meu único filho foi injusto. Vou lá e, para equilibrar as coisas, no meu ponto de vista, mato os outros dois rapazes do meu inimigo. Minha prole acabou e agora, a do meu inimigo também. Parece justo. Aí o pai dos rapazes mortos vai achar que a conta ficou desequilibrada e vai retaliar em outra área da minha vida. E assim acabará sendo gerado um ciclo de vinganças e retaliações.

É por isso que há um ditado muito sábio: "quando se usa a regra do olho por olho, a longo prazo todos acabam cegos". Esse ditado retrata com clareza a impossibilidade de, na prática, encontrar a retribuição justa ao mal recebido.

A segunda razão pela qual Jesus nos pediu para dar a outra face e não retaliar os inimigos é porque a lógica do reino de Deus é baseada na graça e não na causa e efeito". Graça significa que Deus deixa de punir a pessoa de acordo com seus pecados. Isso significa que, se a pessoa aceitar Cristo como seu salvador, ela será perdoada. 

E a graça de Deus está disponível para todos - basta aceitá-la. Mas, se alguém entra no campo de graça, é exigido dele/a que aja de forma semelhante: aprenda a perdoar e não retaliar. Daí o mandamento de Jesus.

A terceira razão trata da exigência de dar a outra face trata especificamente da questão de fazer o bem a quem lhe fez mal, caso isso seja possível. A lógica de Jesus aqui é que uma ação positiva pode iniciar um processo de restauração da relação quebrada. E isso é ainda melhor do que simplesmente quebrar o ciclo de retaliação. Os resultados tornam-se muito mais significativos.

Veja mais sobre esse tema aqui.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário