segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

AS DIFERENÇAS ENTRE OS QUATRO EVANGELHOS

A Bíblia tem quatro evangelhos. São quatro relatos sobre a vida e o ministério de Jesus: Mateus, Marcos, Lucas e João. A palavra evangelho quer dizer boas novas, portanto, trata-se de diferentes relatos das boas novas que a vinda de Jesus ao mundo trouxe para a humanidade.

Há diferenças entre esses quatro relatos e isso acaba sendo tratado por quem quer criticar a Bíblia como se houvesses erros. Mas, se analisarmos essas diferenças com cuidado veremos que não é nada disso.
Os evangelhos como trabalhos de reportagem
Vamos imaginar que um jornal deseje fazer uma reportagem sobre os bastidores de uma campanha eleitoral para Presidente da República. E, para ter certeza que a reportagem final conterá todas as informações relevantes, escala quatro repórteres diferentes para fazerem relatos independentes entre si.
Os quatro repórteres escolhidos - todos pessoas sérias, dedicadas e competentes - têm história de vida e formação profissional diferente, garantindo que o "olhar" de cada um deles sobre os fatos seja único.
Imaginemos ainda que, dois desses repórteres são escalados para acompanhar os acontecimentos ao vivo, enquanto os outros dois limitar-se-ão a entrevistar pessoas que tiverem sido testemunhas oculares dos fatos relatados.

Ao final da campanha, os quatro repórteres vão entregar seus trabalhos para o editor do jornal. Você acha que os relatos entregues ao editor serão iguais? É claro que não. E se fossem iguais, seria o caso de até imaginar uma fraude.

Na verdade, os relatos vão ser diferentes e se completar, ao apresentar olhares diferentes sobre uma mesma realidade. Dessa forma, o conjunto dos quatro relatos irá conter um conjunto de informações muito mais completo e rico do que cada relato individual.

E não será justo afirmar que qualquer dos repórteres mentiu, mediante a constatação que seu relato individual contém diferenças em relação aos outros tês. Isso é de se esperar.

E foi exatamente isso que aconteceu com os Evangelhos: os quatro relatos foram produzidos porque o "editor do jornal" (o Espírito Santo) queria que o Novo Testamento contivesse um relato diversificado daquilo que aconteceu com Jesus durante sua passagem pela terra. E Mateus, Marcos, Lucas e João cumpriram fielmente a "encomenda" recebida, atuando como repórteres sérios e dedicados.

A importância dos detalhes comuns
Como esses repórteres terão espaço limitado para seus relatos, precisarão escolher o que incluir e o que deixar de fora em relação a todas as informações colhidas a respeito da campanha presidencial. Certamente vão incluir aquilo que lhes parecer ser mais importante, essencial mesmo, e deixar de fora muita coisa. Assim, os quatro relatos não vão sempre focar nas mesmas coisas, pois as escolhas dos repórteres serão necessariamente diferente, com exceção daquilo que for considerado essencial por todos eles. Por exemplo, todos vão dizer quem ganhou a eleição presidencial, a diferença de votos, se foi no primeiro ou no segundo turno e assim por diante.

E assim aconteceu com os quatro Evangelhos: somente Mateus e Lucas relataram o nascimento e alguma coisa da infância de Jesus. Somente Mateus e Lucas falaram sobre o Sermão do Monte, onde Jesus citou as "bem aventuranças". Somente esses dois Evangelhos registram as palavras da oração do "Pai Nosso". Somente João relatou a oração que Jesus fez pouco antes de ser preso. E assim por diante.

Agora, os fatos que todos os quatro "repórteres" bíblicos resolveram todos relatar foram essenciais. E quais fatos são esses? Alguns são bem fáceis de identificar, como a crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus. Mas, outros provavelmente vão surpreender você, comprovando que nem sempre olhamos para a Bíblia como deveríamos.

Veja a seguir a lista dos demais pontos relatados por todos os evangelistas:
  • O batismo de Jesus por João Batista (veja mais). Isso comprova que João foi uma figura de grande importância na história de Jesus, embora hoje seja pouco lembrado.
  • A última refeição com os discípulos, quando Jesus instituiu o sacramento da Santa Ceia.
  • O milagre da multiplicação dos pães, quando Jesus alimentou uma multidão faminta. 
  • O aviso a Pedro que ele iria negar Jesus, que serve de alerta para nós: devemos sempre estar atentos contra as ciladas de Satanás e jamais confiar apenas nos nossos próprios recursos.
  • As primeiras pessoas que viram Jesus depois da ressurreição foram mulheres - esse registro deve ser entendido como uma homenagem àquelas que foram suas mais fiéis seguidoras.
Concluindo, não de estranhar que haja diferenças entre o conteúdo dos Evangelhos. O Espírito Santo queria que fosse assim mesmo. Por causa disso temos um relato muito mais rico e completo do que aconteceu com Jesus durante sua passagem na terra. E glórias a Deus por isso.

Com carinho

Um comentário:

  1. Procure por Rudolf Steiner. Principalmente seus livros (palestras) em Cristologia.

    ResponderExcluir