segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O MAIOR DOS AMIGOS

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração...
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Canção da América de Milton Nascimento 

Ter amigos é uma das melhores coisas da vida. O ser humano foi feito para ter amizades e, tanto assim, que um filósofo chegou a dizer: "ninguém deveria ser uma ilha". Em outras palavras, ninguém deveria viver sozinho, sem vínculos afetivos com outras pessoas.

A Bíblia tem muito a ensinar sobre a amizade. Ela diz que o(a) amigo(a), dentre outras coisas, deve ser
  • constante e fiel, jamais abandonando a pessoa que ama quando ela passar por dificuldades.
  • verdadeiro(a), ou seja, falando aquilo que precisa ser dito, mesmo quando a verdade doer.
  • solidário(a), alegrando-se com o sucesso de quem se ama e entristecendo-se com os eventuais tropeços dessa pessoa.
  • capaz de fazer sacrifícios por quem ama.
Acho que essas características definem bem o que um(a) amigo(a) deve ser. E provavelmente há poucas pessoas na vida de cada um(a) de nós que preenchem todas elas (Provérbios capítulo 18, versículo 24).
Um amigo especial
Quero falar aqui de um amigo muito especial: Jesus Cristo. Ele é especial porque tem todas as características acima listadas no seu mais alto grau:
  • Jesus é fiel, pois nunca abadona aqueles(as) que são seus. Não importa a situação ou a circunstância.
  • Ele exorta, orienta e acalma os seus. Sempre fala aquilo que você precisa ouvir. Sua verdade está na Bíblia e é papel do Espírito Santo transmitir essa mensagem no dia a dia, tornando-a presente na sua vida.
  • Jesus se alegra com seu sucesso, especialmente no que tange aos atos que aproximam você dele e o(a) fazem avançar pela estrada que leva à salvação. Afinal, esse é o tipo de sucesso que verdadeiramente conta.
  • O seu sacrifício por você foi supremo - Ele morreu na cruz para abrir para você as portas do caminho que leva à salvação.
Nunca se esqueça que você tem em Jesus o seu maior amigo. Portanto, quando estiver se sentindo sozinho(a), sem esperanças ou sem motivação para seguir em frente, lembre-se dele. Sempre recorra a Jesus quando precisar de ajuda. Você não vai se arrepender.

Veja mais sobre esse assunto aqui.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário