quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

JESUS ESCOLHE OS APÓSTOLOS

Quem foram os apóstolos e como foram escolhidos por Jesus? Apóstolos foram os principais discípulos de Jesus, os homens escolhidos para verdadeiramente testemunhar seu ministério na terra.

O conceito de discípulo na época de Jesus era diferente do atual. Hoje, "discípulo" é mais ou menos um "aluno", na época de Jesus significava "aprendiz". Naquela época, a educação do discípulo constituía em ensiná-lo uma nova forma de viver. E isso era muito mais do que transferir conhecimentos.

Eram os discípulos, ou suas famílias, que escolhiam seus mestres. Mas, com Jesus, o convite sempre partiu dele mesmo. Isso parece indicar que as pessoas, por si mesmas, não são capazes de tomar a iniciativa de seguir Jesus. Sempre é preciso haver um convite do Espírito Santo.

A escolha dos apóstolos 
Jesus chamou muitas pessoas para segui-lo. Algumas aceitaram (Pedro, João, Tiago, etc), enquanto outros, como o jovem rico, não (Mateus capítulo 19, versículos 16 a 22).

Em dado momento do seu ministério, Jesus resolveu escolher doze discípulos, para uma função especial: apóstolo. Essa palavra quer dizer "testemunha" ou "enviado". Ele deu a esses doze homens a responsabilidade de acompanhá-lo em todos os momentos e, depois, quando Ele voltasse para junto do Pai, testemunhar para o mundo o que tinham visto e aprendido. 

Vem do papel diferenciado desempenhado por esses homens a chamada autoridade apostólica que eles passaram a ter junto à comunidade cristã. Isso lhes deu condições de influir em aspectos importantes da vida da igreja cristã que estava nascendo. Isso incluiu escolher quais textos deveriam ser (ou não) incluídos no Novo Testamento (veja mais).

O número doze era simbólico para a cultura judaica, pois tinha a ver com o número de tribos que formou o povo de Israel. Portanto, a mensagem que Jesus passou para as pessoas, ao escolher doze apóstolos, foi que nascia ali um "novo Israel" (a igreja cristã), embora isso não tivesse ficado claro de imediato nem para os próprios apóstolos.

Quem foram os apóstolos?
A sabedoria humana diz que quando o novo dirigente de uma grande empresa ou governo toma posse, ele deve procurar escolher os melhores auxiliares. Logo, é uma surpresa perceber que não foi bem isso que Jesus fez. Ele escolheu um punhado de homens que parecia ter pouca qualificação (Mateus capítulo 10, versículos 2 a 4):
  • André, era simples pescador e irmão de Simão Pedro. Foi discípulo de João Batista.
  • Simão, também conhecido como Pedro, também era apenas um pescador. Tinha temperamento impulsivo.
  • João, filho de Zebedeu. Também era pescador e dividia o negócio de pesca com seu irmão, Tiago, e os irmãos Pedro e André. A tradição o considera como o discípulo amado por Jesus (João capítulo 13, versículos 21 a 23). Foi o único discípulo homem que ficou aos pés da cruz de Jesus.
  • Tiago, irmão de João. Foi o primeiro apóstolo a ser martirizado por sua fé.
  • Tiago, filho Alfeu e irmão de Judas Tadeu. Não se sabe muito mais sobre ele.
  • Judas Tadeu (ou Alfeu), irmão de Tiago. Era um nacionalista extremado e pouco mais se sabe sobre ele.
  • Mateus, também conhecido como Levi, era coletor de impostos. Por causa da sua profissão, sabia ler e escrever bem, o que era raro naquele tempo.
  • Filipe, provavelmente também pescador. Foi discípulo de João Batista.
  • Tomé, também chamado de Dídimo, foi o discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus. Pouco mais se sabe sobre ele.
  • Simão Zelote, era um nacionalista radical e fez parte do grupo dos Zelotes, que até cometia crimes políticos contra os apoiadores da dominação romana.
  • Bartolomeu, também conhecido como Natanael. Não temos muitas informações sobre ele.
  • Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus. Provavelmente também participou do movimento radical dos Zelotes. Foi tesoureiro do grupo de Jesus e roubou os fundos a seu cuidado. Traiu Jesus e, depois, arrependido, enforcou-se.
Jesus não escolheu como apóstolo nenhum homem famoso ou importante, como também nenhum conhecido do período em que viveu em Nazaré, e nem mesmo um familiar - afinal, ele foi rejeitado por quase todas essas pessoas. Não escolheu também nenhum sacerdote, escriba ou rabino, pessoas mais preparadas e já ligadas, de alguma forma, à estrutura da religião judaica.

A maior parte dos escolhidos era formada por pescadores, pessoas trabalhadoras, fortes fisicamente, mas com pouco preparo intelectual. Somente um dos apóstolos (Mateus) tinha formação mais sofisticada. Mas, por outro lado, como todo coletor de impostos, era odiado pelas pessoas e considerado homem pecador. Nos dias de hoje, seria como se Jesus tivesse convidasse para integrar seu grupo de apóstolos um político notoriamente corrupto.

Vários dos apóstolos eram considerados violentos, como João e Tiago, apelidados pelo próprio Jesus de "filhos do trovão" (Marcos capítulo 3, versículo 17). Outros, como Simão Zelote e Judas Iscariotes, eram nacionalistas ferrenhos e entendiam que a única forma de Israel ficar livre dos romanos seria através da força. E valia tudo para conseguir isso, até assassinatos.

Foram esses homens, com pouca formação intelectual e currículo de violência, que foram chamados para aprender sobre o amor de Deus. E isso é surpreendente.

Agora, é claro que Jesus acertou na escolha que fez. Não podemos esquecer que o acerto de uma escolha desse tipo é sempre definido pelos resultados obtidos. E, no caso dos apóstolos, seu trabalho precisa ser medido pelo desenvolvimento da igreja cristã. Nesse sentido, o sucesso deles inimaginável, pois o crescimento da igreja cristã foi estrondoso. E, com exceção de Judas Iscariotes, todos os apóstolos se converteram em verdadeiros homens de Deus e deram contribuição fundamental para a obra de Deus.

E isso tudo comprova como as escolhas de Deus são diferentes daquelas feitas pelos seres humanos. As escolhas de Deus nos surpreendem e até chocam. Isso porque Deus olha para o interior das pessoas e não para as aparências, como nós fazemos. Aparências nada significam para Ele. E essa é uma grande lição para nossas vidas.

Com carinho

2 comentários:

  1. Em joao 6:66, cita que muitos discipulos deixaram Jesus, ficando somente os 12. Em qual momento ocorreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse fato ocorreu depois do primeiro milagre de multiplicação dos pães e da morte de João Batista, quando vários dos seus discípulos se juntaram ao grupo de Jesus, como vemos relatado em Mateus capítulo 14. Provavelmente foram esses os discípulos que se escandalizaram e abandonaram Jesus, quando Ele começou a pregar coisas que não foram do agrado daquelas pessoas.

      Vinicius

      Excluir