terça-feira, 28 de janeiro de 2020

COMO A GENTE FAZ PARA TER FÉ


Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Hebreus capítulo 11, versículo 1
As pessoas costumam enfrentar crises de fé ao longo da suas vidas.  Surgem problemas financeiros, doenças graves, mortes inesperadas de pessoas queridas e outras coisas assim, e a fé fraqueja. Outras vezes há grandes desafios a enfrentar na vida e a fé se mostra insuficiente para superá-los. 

Manter a fé ao longo de toda uma vida não é tarefa simples. É preciso trabalhar diariamente para isso. Cabe fazer, então, algumas perguntas importantes: O que faz alguém ter fé? Quais são os "bastidores" da fé?
Os componentes da fé
Martinho Lutero, o monge que deu início à Reforma Protestante, ensinou que a fé tem três componentes: entendimento, rendição e confiança. Mostrou também que esses componentes entram em cena exatamente na ordem em que foram apresentados.
A fé começa pelo entendimento de determinadas verdades. Afinal, não faria sentido ter fé em algo que não se sabe bem o que é ou para que serve – aí não seria fé e sim crendice. 

A seguir, vem a rendição da pessoa às verdades que foram compreendidas. Não adianta a pessoa entender as verdades relacionadas com Deus se ela continuar a achar que outras coisas, talvez fruto de suas preferencias pessoais, são mais adequadas e melhores para pautar sua vida.

O terceiro componente da fé é a confiança. Depois de entender algumas verdades, e se render a elas, a pessoa ainda precisa adquirir confiança de que Deus vai agir na sua vida da forma como prometeu. E essa confiança precisa se fazer presente mesmo quando a pessoa ainda não consegue ver os resultados da ação de Deus.

No versículo que abre esta postagem, o apóstolo Paulo definiu fé como "a certeza das coisas que se esperam". Ele, de forma brilhante, resumiu numa única frase tudo que foi dito antes. 

Segundo Paulo, a fé parte do princípio que a pessoa espera alguma coisa. Ora, ela só pode esperar aquilo que entenda e saiba que deve ser esperado. Depois, a pessoa precisa ter se rendido à necessidade de esperar. Aí então vem a confiança que transmite certeza quanto ao resultado final, mesmo que ele ainda não tenha sido materializado.
Crises de fé
Esse tipo de crise aparece quando há desajuste em algum dos três componentes da fé que citei antes. O primeiro tipo de desajuste é a falta do entendimento correto de qual deve ser o verdadeiro objeto da fé.
Esse problema pode decorrer da falta de esforço para conhecer de fato aquilo que é necessário (por exemplo, pouco estudo bíblico), como também ser fruto de instrução errada (ensino de doutrinas estranhas). 

Pouco esforço para buscar o entendimento verdadeiro das coisas relacionadas com Deus indica baixo compromisso da pessoa com Ele. Portanto, uma fé verdadeira saudável nunca pode florescer nessas bases. 

A fé alicerçada em doutrinas estranhas não pode ser mantida porque não tem como contar com o apoio real do Espírito Santo. Isto é, a fé verdadeira nunca pode se sustentar sobre bases falsas - cedo ou tarde ela vai ruir.

Infelizmente, pregadores inescrupulosos costumam vender doutrinas estranhas fáceis de engolir num primeiro momento. Por exemplo, doutrinas que garantem que Deus fez promessas maravilhosas e estimulantes a todos os seus seguidores, como a prosperidade ou a saúde absoluta, mas que Deus não fez de fato. As pessoas adoram ouvir isso e facilmente constroem  sua fé com base nessas doutrinas. Mas, um dia a realidade bate à porta e a fé das pessoas fica sem qualquer base. 

O segundo tipo de desajuste decorre da resistência da pessoa em se render aquilo que Deus lhe pede pois isso vai ter um "custo" que ela não quer "pagar". Talvez seja preciso abrir mão de hábitos agradáveis, embora errados, como vícios; de relacionamentos estimulantes, mas imorais; ou até mesmo de fontes de renda desonestas, mas que proporcionam um padrão de vida confortável.  

Frequentemente, as pessoas tentam ficar com “um pé em cada barco” - tentam manter sua fé, mas preservam seus hábitos de vida em desacordo com a vontade de Deus. Lembro do depoimento de um funcionário público que dava o dízimo da propina que recebia, quando ainda estava no começo da sua caminhada cristã. Levou tempo para essa pessoa entender que, como cristã, não podia receber nenhuma propina, mesmo que isso significasse uma perda no seu padrão de vida.

É impossível manter dois barcos sujeitos a uma correnteza juntos. Portanto, se a pessoa tenta colocar um pé em cada um, vai acabar caindo na água. Ou bem a pessoa escolhe se apoiar num dos barcos ou no outro. Ou ela serve a Deus ou aos seus interesses pessoais. 

O terceiro tipo de desajuste nasce da falta de confiança em Deus porque a pessoas querem definir como Ele deve agir e Deus se recusa a ser tutelado. Algumas pessoas querem "ensinar Deus a ser Deus", pois querem continuar a manter o controle sobres suas vidas. Portanto, esperam que as coisas aconteçam da forma que entendem ser a melhor para elas. Tem gente que até especifica o milagre que deseja em todos os detalhes.

Certa vez uma moça me escreveu relatando sua experiência. Ela queria um esposo e especificou para Deus como queria que o rapaz fosse. Aí apareceu alguém que preenchia perfeitamente essa especificação, mas já era noivo... E a moça ficou desnorteada. Ao mesmo tempo, Deus colocou no caminho dela um outro rapaz, que era ótima pessoa, mas não preenchia a tal especificação. E a moça demorou muito a perceber que Deus estava agindo de forma diferente do esperado por ela.

As consequências desse comportamento são insegurança, ansiedade e dúvidas, coisas muito difíceis de enfrentar e superar.  
O que fazer
Já vivi desajustes nos três componentes da fé, em momentos diferentes da minha caminhada espiritual. E sei, por experiência própria, que não é fácil superar esse tipo de dificuldade. 
Quando eu era jovem, achava que já conhecia a Bíblia o suficiente e, em consequência dessa posição arrogante, acreditava num Deus que existia apenas na minha mente. Demorei a me convencer a estudar de fato a Bíblia, o que somente fui fazer a partir dos 37 anos, depois de dar muitas cabeçadas. Hoje, mais de trinta anos depois, acredito que já sei algumas coisas sobre Deus, continuo de mente aberta para que o Espírito Santo me ensine mais e mais.

Acredito que essa deva ser essa a disposição de quem busca crescer na fé: comprometimento de estudar a Palavra de Deus e humildade para saber que nunca será possível entender tudo sobre Ele. 

Quando passei a estudar a Bíblia com seriedade, vi que diversos hábitos de vida arraigados que eu tinha não eram adequados para um cristão - por exemplo, criticar (julgar) o próximo, recusar-me a perdoar quem tinha me ferido ou dar mais atenção às coisas materiais do que às relacionadas com Deus. 

Tive que ir me rendendo aos poucos, aceitando essas verdades progressivamente, mudando um “setor” da minha vida por vez. Acho que avancei, mas ainda estou longe de concluir esse processo de mudança. E a mesma luta diária que enfrento para melhorar, você também enfrenta. 

Finalmente, eu achava que podia controlar minha vida. Pedia ajuda a Deus, mas esperava que Ele fizesse exatamente aquilo que eu mesmo achava ser o melhor. Hoje sinto grande alívio em deixar meus problemas nas mãos de Deus e descansar nele. É claro que sofro recaídas, mas acredito que já avancei.

Aprendi também a orar pedindo a Deus que faça a vontade dele na minha vida e na vida daquelas pessoas que amo. Espero que Ele comande o processo todo. 

E essa postura de maior confiança em Deus somente chegou para ficar na minha vida quando vivi determinadas situações onde "havia problemas de mais para Vinicius de menos”, conforme confessei para meu pai numa conversa que tive com ele. Foi aí que entendi que estava fazendo a coisa errada e mudei.

Experimente fazer o que eu fiz e pode ter certeza que sua vida vai mudar para melhor. E você vai ficar livre da ansiedade e da insegurança.

Veja mais sobre esse tema aqui.

Com carinho

2 comentários:

  1. Ora, saudações!

    Acho que entende, e que os seus leitores também entenderam, que esse versículo que transcreveu não é mais que um absurdo epistemológico e toda a sua publicação é uma larga racionalização desse absurdo?

    http://www.significados.com.br/fe/

    O mais interessante é o que o título da sua publicação “COMO A GENTE FAZ PARA TER FÉ” sugere que esse processo de validação de conhecimento é algo que deveria ser utilizado e honrado como brilhante! Não é, como deve perceber. Não é brilhante e não deve ser honrado como tal na minha opinião. Promover um processo de validação de conhecimento que se sustenta na convicção pessoal do que se espera sem demonstrabilidade factual é ingenuidade e eleva a pura subjetivdade.
    Tem consciencia que somos cerca de 7 biliões de pessoas no planeta, e se ocorre que na pior das hipóteses existem 7 biliões de convicções diferentes sobre coisas que esperamos e factos que não se vêem, como vamos decidir o que é real, separar o trigo do joio. Fé...brilhante...
    Quando refere os componentes da fé de Martinho Lutero, a segunda e a terceira componente não são alcançadas porque a primeira, “A fé começa pelo entendimento de determinadas verdades”, como argumenta, é passível de elevada refutação por via empírica no que diz respeito às “...determinadas verdades” cristãs que sugere.

    Eu não comento muitas suas publicações porque básicamente você aceitou como VERDADE a bíblia em FÉ e assim se contextualiza em algo nebuloso e contraditório ainda que você tente sempre racionalizar as contradições. E assim todas as suas publicações sustentam-se implicitamente numa argumentação circular: Porque é que o Deus cristão existe? Porque está escrito na bíblia! E porque devemos aceitar a bíblia como verdadeira quando está cheia de contradições? Porque foi inspirada por Deus e escrita por homens! Feliz daquele que acredita sem ver pois as portas do reino eterno estarão abertas...
    O mesmo é verdade para as presumíveis “doutrinas estranhas”, ou estranhas ao cristianismo: Islamismo, Budismo, Hinduismo, o paganismo, etc. Enfim, “doutrinas estranhas”...Apenas a doutrina cristã foi de forma factual e demonstrável como verdade provada.

    Acho muito interessante que tenha escrito “insegurança, ansiedade e dúvidas, coisas muito difíceis de enfrentar e superar.”. Essa é uma das condições inerentes ao Humano quando na presença da ignorância ou se sentem que não conseguem de forma autónoma estabelecer um propósito de vida pessoal ainda que respeitando os demais. Buscam por meios externos ou supra-externos um peso e uma medida que lhes conforte as emoções e lhes dê um propósito maior para todo este fardo mundano.

    Um dia alguém disse:
    “Toda a fé verdadeira é infalível. Realiza o que a pessoa de fé espera encontrar. Mas não oferece o mínimo de suporte para estabelecer um verdade objetiva. Aqui os métodos do Homem se dividem. Se queres alcançar paz de espírito e felicidade, tem fé. Se queres ser um discípulo da verdade, então procura.”

    Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Senhor, caso possa me mande um email. Fiquei encantado com a maneira que manuseaste suas palavras. Tenho 18 anos, mas seria de muita honra caso pudesse aprender com alguém mais experiente que eu. Caso tenha disponibilidade e vontade, mande-me um email: jonathas1804@gmail.com

    ResponderExcluir