sexta-feira, 15 de maio de 2020

A BÍBLIA E AS LENDAS URBANAS


Lendas urbanas são relatos que aparecem meio do nada e, alguns deles, de tão repetidos, acabam por ser considerados como verdades. 

Basta passear pela Internet para ler "relatos" que são apresentados como reais de pessoas que teriam sido drogadas para terem seus órgãos roubados ou de trabalhador que caiu vivo num tonel de suco (ou refrigerante) e foi dissolvido, ou mesmo estórias de assaltos bizarros. E quem conta essas, jura que os fatos são verdadeiros. Mas, não são...
 
Infelizmente, também há diversas lendas urbanas que usam a Bíblia como ponto de partida e suporte. São relatos falando de coisas que não estão relatadas no texto bíblico, mas acabam sendo tomados como verdades absolutas. Vejamos quatro exemplos bem conhecidos desse tipo de coisa:
1. Jonas foi engolido por uma baleia?
O profeta Jonas recusou a missão que lhe foi dada por Deus - ir pregar em Nínive para que o povo assírio se arrependesse. Para se esconder de Deus, Jonas embarcou num navio em direção contrária àquela em que precisava ir.
E Deus mandou uma grande tempestade que só foi acalmada quando o profeta foi atirado ao mar por seus companheiros de viagem - veja o relato do que aconteceu conforme Jonas capítulo 1, versículos 15 a 17:
E levantaram Jonas, e o lançaram ao mar; cessou o mar da sua fúria... Separou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe. 
A lenda diz que Jonas foi engolido por uma baleia, mas repare que no texto acima a Bíblia fala num peixe. Ora, baleias não são peixes e sim cetáceos (mamíferos), logo não foi uma baleia que engoliu Jonas.

Por que, então, esse ato é atribuído a uma baleia? Simples, porque as baleias são os maiores seres viventes no mar e várias espécies delas são grandes o suficiente para engolir um homem inteiro.  Em outras palavras, a lenda da baleia que engoliu Jonas nasceu da tentativa de harmonizar o relato da Bíblia com aquilo que se conhece sobre a natureza, sem precisar recorrer a um milagre.

E não há porque fazer isso. Afinal, qual seria a dificuldade para Deus, que criou o universo, formar um peixe grande o suficiente para conseguir engolir Jonas? Acredito que Ele não  teria qualquer dificuldade para fazer isso.
2. Os três reis magos visitaram Jesus na manjedoura?
Outra, dentre as lendas urbanas bíblicas, é a presença dos reis magos no presépio de Natal. O presépio tradicional mostra Jesus deitado na manjedoura, cercado por José, Maria, os animais, os pastores e os três reis magos (oferecendo presentes) - é uma cena que está na mente de todo mundo. É uma imagem linda.
Mas, talvez você não saiba que essa cena nasceu de uma lenda, pois a Bíblia não fala exatamente isso. Na verdade, os reis magos visitaram Jesus vários dias depois do seu nascimento. Vejamos o texto que descreve essa visita em Mateus capítulo 2, versículos 1 a 12:
... E perguntavam [os magos]: Onde está o recém-nascido Rei dos Judeus? Porque vimos sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo... [Responderam] em Belém da Judeia, porque assim está escrito por intermédio do profeta... Eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que chegando parou sobre onde estava o menino... Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
O texto deixa claro que os magos foram primeiro a Jerusalém e falaram com o rei Herodes e os principais sacerdotes judeus, perguntando-lhes sobre Jesus. Só depois foram até Belém encontrar Jesus. O texto ainda diz que eles visitaram o recém-nascido numa casa, enquanto  Jesus nasceu numa estrebaria. 

Na verdade, enquanto os magos tentavam chegar até Jesus, José já tinha conseguido levar sua família para um lugar melhor, tirando-a daquela estrebaria horrível, à qual ele tinha recorrido num momento de desespero, pois não havia lugar disponível em Belém, na noite em que Jesus nasceu.
 
E foi nessa casa, para onde a família tinha ido, que os magos visitaram Jesus. Portanto, a imagem dos reis magos presentes na cena da manjedoura é linda, mas não passa de uma lenda.
3. Paulo caiu do cavalo na estrada para Damasco?
O apóstolo Paulo, perseguiu os cristãos antes de se converter, conforme o relato do Atos dos Apóstolos. E vários cristãos morreram por causa dessa perseguição, dentre os quais o diácono Estevão (o primeiro mártir cristão).
Certo dia, ainda antes de se converter, Paulo foi de Jerusalém para Damasco, seguindo ordem dos principais sacerdotes judeus. A ideia era que Paulo liderasse a perseguição aos cristãos em Damasco. No caminho, Paulo teve uma visão de Jesus - veja o texto em Atos dos Apóstolos capítulo 9, versículos 1 a 9:
Seguindo ele [Paulo] estrada a fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou a seu redor, e caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues... 
Essa visão mudou a vida de Paulo, que se tornou o mais importante dentre os apóstolos - escreveu quase metade do texto do Novo Testamento, fundou inúmeras igrejas e levou o cristianismo até os gentios (os não judeus).

Mas, reza a lenda que Paulo viajava montado num cavalo e caiu ao ter a visão de Jesus - vem daí a expressão "cair do cavalo" para indicar o momento em que a pessoa perde o controle da situação.

Repare que o texto bíblico não fala em cavalo. Naquela época, quase todas as pessoas, exceto as mais ricas, viajavam a pé, contando, no máximo, com jumentos para carregar a bagagem. Portanto, é muito mais provável que Paulo estivesse viajando a pé e não caiu de cavalo nenhum. 
4. Maria Madalena foi prostituta?
Maria Madalena foi pessoa muito importante na história do cristianismo. Liderou um grupo de mulheres que deu apoio, inclusive financeiro, a Jesus e seus discípulos. E foi ela a primeira pessoa a ver e falar com Jesus depois da ressurreição. 
A importância dessa mulher foi tamanha que surgiram várias lendas sobre ela, incluindo um pseudo casamento com Jesus (o livro "O código da Vinci" explora essa lenda). 

Outra lenda afirma que Maria Madalena foi uma prostituta antes de se converter. Ora, em lugar nenhum a Bíblia fala disso. O texto bíblico diz, apenas, que Madalena foi libertada por Jesus da influência de sete demônios (Lucas capítulo 8 versículo 2). E possessão não tem nada a ver com prostituição - conheço diversas mulheres que foram libertas de possessões e nunca foram prostitutas. 

A lenda que coloca Maria Madalena como prostituta foi construída no século VI da nossa era, quando alguns teólogos afirmaram que ela foi a mulher que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas. Vejamos o que a Bíblia fala sobre isso em Lucas capítulo 7, versículos 36 a 50:
... E eis que mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele [Jesus] estava à mesa na casa do fariseu... estando por detrás, a seus pés, chorando, regava-os com as suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos... 
Repare que o texto não identifica Madalena como essa mulher prostituta. Portanto, não há base para afirmar que Madalena teria exercido tal profissão. E tanto é assim que estudos recentes mostraram que essa confusão foi proposital para reduzir a importância de Madalena na história cristã, que incomodava muita gente. Ou seja, essa lenda é fruto de machismo puro e simples.  
Comentários finais
Citei aqui apenas quatro dentre as várias lendas urbanas construídas usando a Bíblia como o caso. Muitas, como o caso do cavalo inexistente de Paulo ou a visita dos reis magos à manjedoura, não têm maior consequência teológica. Merecem ser citadas mais pela curiosidade que levantam, do que pelos problemas causados. 
Mas, outras lendas urbanas bíblicas têm importância sim. Dizer que uma baleia engoliu Jonas reduz o tamanho do milagre que Deus fez. Atribuir o pecado da prostituição à Maria Madalena diminui o legado dela, reproduzindo uma visão machista. Erros assim não são inocentes e precisam ser combatidos. 

Com carinho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário