quinta-feira, 7 de maio de 2020

NÃO SE PODE SERVIR A DOIS SENHORES


Hoje eu vou falar dos dois senhores que costumam se revezar na vida das pessoas. E veja o texto bílico que vai embasar a minha discussão:

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração..."Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Mateus capítulo 6, versículos 19 a 24

Muitas pessoas pensam que nesse ensinamento Jesus falou contra a pessoa juntar riquezas, indicando que quem fizesse isso, estaria pecando aos olhos de Deus. Mas não creio que esse seja o ensinamento real. Eu me explico.

A palavra chave nesse texto é "tesouro", que significa algo extremamente valioso, de valor maior que qualquer outra coisa que a pessoa possa ter. E Jesus disse para não juntarmos "tesouros" na vida terrena e isso significa não termos nessa vida coisas materiais mais valiosas do que tudo o mais, inclusive as coisas espirituais.

Esses "tesouros" na vida da pessoa podem ser de naturezas diversas, sendo os bens materiais (dinheiro, propriedades, etc) a coisa mais comum. Mas o ensinamento não se limita a isso, pois cobre também a glória deste mundo (como a fama), a posição social e outras coisas assim.

Jesus alertou que onde estiverem os "tesouros" da pessoa, aí também estará seu "coração". Para entender bem o significado dessa declaração, é importante saber primeiro o significado da expressão "coração" no tempo de Jesus. 

Hoje em dia, quando a pessoa toma uma decisão baseada nos sentimentos, diz-se que ela usou o "coração". Ou seja, o "coração" funciona como a sede dos sentimentos humanos. Mas na época de Jesus não era bem assim: o "coração" era a sede da mente. Como prova do que acabei de falar, analise essa conhecida frase de Paulo: 

Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos capítulo 10, versículo 9

Esse é o ensinamento clássico fala sobre a condição para qualquer pessoa ser salva, que é a fé em Jesus Cristo como seu Salvador. E Paulo referiu-se a "crer no coração" e se ele entendesse "coração" como fazemos hoje, o significado dessa frase seria que a pessoa deveria crer em Jesus com base nos seus sentimentos. Mas isso não faz sentido, pois a fé não vem assim. 

As pessoas creem com base na sua mente, ou seja, com base naquilo que entendem e sobre o qual adquirem convicção. Sendo assim, a declaração de Paulo passa a fazer todo sentido, sendo o "coração" a sede da mente. 

Voltando ao ensinamento de Jesus, Ele alertou que onde a pessoa tiver seus "tesouros", aí também estará seu "coração". Ou seja, as coisas que a pessoa de fato valorize - dinheiro, propriedades, fama, posição social, etc - são aquelas que ocupam sua mente e onde ela acaba por depositar sua confiança. 

Jesus ainda alertou que ninguém pode servir dois senhores ao mesmo tempo, pois acabará desagradando a um deles. O significado disso é o seguinte: se a confiança da pessoa estiver nos seus "tesouros", não poderá estar também em Deus. Se ela se tornar dependente das coisas materiais e colocar nelas a sua confiança, não mais precisará ter fé em Deus, pois já se sentirá suficientemente segura.
 
Em outras palavras, quando a pessoa coloca sua confiança em "tesouros" materiais, essas coisas se tornam no seu deus, no seu senhor. E sabemos que não se pode ter outra divindade diante do nosso Deus, conforme ensina os Dez Mandamentos. Logo, essa atitude é pecado.

Foi por isso que Jesus começou falando que a pessoa deve juntar tesouros espirituais, ou seja, aqueles baseados no Reino de Deus, pois esses não são roubados e nem se deterioram. Esses são os verdadeiros "tesouros" que podemos ter.

Jesus ensinou que primeiro a pessoa deve buscar Deus e seu Reino e, a partir daí, pode ter certeza que suas necessidades serão atendidas, conforme está registrado em Mateus capítulo 6, versículo 33. E nunca pode tentar servir a dois senhores.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário