domingo, 20 de setembro de 2020

DESCOBERTA QUE CONFIRMA A BÍBLIA

Talvez você não saiba mas há vários achados arqueológicas que confirmam a Bíblia. E uma descoberta, em particular, é impressionante. Algumas décadas atrás foram achados foram encontrados os ossos de um importante personagem citado no Novo Testamento, homem que viveu cerca de dois mil anos atrás!

Em novembro de 1990, estava sendo feita uma escavação na região que fica ao sul da esplanada do Templo, em Jerusalém, a região elevada onde ficava o Templo da época de Jesus. Hoje existem nessa esplanada uma mesquita e um monumento, o Domo da Rocha, ambos sagrados para os muçulmanos.

O trator que estava sendo usado na escavação afundou um pouco no terreno e, imediatamente, foram chamados os arqueólogos de plantão. E esses especialistas encontraram em um buraco no chão dez ossuários, caixas de pedra usadas para colocar ossos de pessoas mortas.

Os arqueólogos perceberam imediatamente que se tratavam de ossuários datados do século primeiro da época cristã - lembre-se que Jesus foi morto entre os anos 30 e 33 desse mesmo século primeiro.

Os ossários eram usados porque, já na época de Jesus, os espaços disponíveis para enterrar pessoas na região da esplanada do Templo tinham ficado escassos. Aí os judeus começaram a enterrar os mortos em locais provisórios, para depois remover os ossos e colocá-los em ossuários, que ocupavam muito menos espaço. Se Jesus não tivesse ressuscitado, é isso que teria sido feito com seus ossos.

Um dos ossuários encontrado chamou a atenção por ser muito bonito e muito adornado com rosáceas. Veja as imagens desse ossuário abaixo:

Examinando de perto o ossuário, os arqueólogos encontraram uma inscrição contendo o nome da pessoa cujos ossos estavam ali: "José filho de Caifás".  - veja a inscrição abaixo.

Os ossos pertenciam a um homem de cerca de 75 anos e os exames com carbono 14 indicaram que a pessoa viveu no primeiro século da época cristã.

Ora, a Bíblia conta que o sumo-sacerdote líder do julgamento de Jesus (Mateus capítulo 26, versículos 57 a 68 e João capítulo 18, versículos 19 a 27) era chamado Caifás. Em registros fora da Bíblia esse mesmo homem é referido como "José chamado de Caifás", ou seja, "Caifás" era um nome dado à família daquele sumo-sacerdote. Esse ossuário está hoje num Museu em Israel e pode ser visto por qualquer um.

Caifás foi uma figura histórica exatamente como a Bíblia relata. E o texto bíblico é mais uma vez confirmado.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário