sexta-feira, 4 de setembro de 2020

O NOME CORRETO DO NOSSO SALVADOR

 Certa vez, uma pastora disse numa pregação mais ou menos o seguinte: "o nome verdadeiro do nosso Salvador é Yehoshua e se você quiser que Ele ouça quando você tentar falar com Ele, precisa chamá-lo pelo nome correto. Afinal, você só responde, quando  chamado pelo pelo seu nome".  

Essa tipo de declaração polêmica levanta duas questões. A primeira refere-se à identificação do nome correto de Jesus. Teria sido o nome correto de Jesus distorcido ao longo dos séculosA segunda questão, não menos importante, refere-se à forma como Jesus deve ser invocado. Será que há uma única forma correta de fazer isso
Algumas informações preliminares
Nomes vindo de uma língua, quando usados por pessoas de outra língua, costumam ser transliterados. Essa palavra difícil significa simplesmente transpor os sons correspondentes ao nome na língua original para a outra língua. Por exemplo, transliteramos o nome "New York" (em inglês) para "Nova Iorque" (em português), porque o nome transliterado é como o nome em inglês soa para os brasileiros. 
É comum haver mais de uma forma de transliterar determinado nome, pois o mesmo som pode ser escrito de diferentes maneiras no português. Por exemplo, podemos usar "ç" e "ss" para expressar o mesmo som. 
Qual o nome correto do nosso Salvador?
Os nomes dos personagens bíblicos que usamos no nosso dia-a-dia nasceram de transliterações para o português dos nomes nas línguas originais da Bíblia (hebraico, aramaico ou grego). 
No caso de Jesus, temos um ponto de partida sólido para essa análise, pois a Bíblia conta qual foi o nome que Deus deu ao filho de Maria, conforme recado transmitido pelo anjo Gabriel (Lucas capítulo 1, versículo 31).

O nome que o anjo passou para Maria, transliterado da língua original para nossa língua, com a melhor precisão que conseguimos obter, é "Yeshua", que significa "Deus salva". A origem desse nome é a palavra "yeshuá" em hebraico, que significa salvação. Há outras formas de fazer essa transliteração, mas essa é a mais adotada.

O nome "Yeshua" não é inédito na Bíblia, ou seja, nosso Salvador não tem o uso exclusivo dele. O mesmo nome aparece 29 vezes no Velho Testamento, como em Esdras capítulo 3, versículo 2, em referência a um sumo-sacerdote. Para evitar confusão, os tradutores da Bíblia costumam mudar ligeiramente os nomes desses outros personagens - o tal sumo-sacerdote costuma ser chamado de "Jesua". 

Agora, "Yeshua" é uma abreviação de um nome mais extenso: "Yehoshua". Esse outro nome é extremamente comum na Bíblia - aparece 219 vezes no Velho Testamento. Essa versão mais longa do nome costuma ser traduzida como Josué (há até um livro na Bíblia com esse nome).

Em alguns livros do Antigo Testamento, como no livro de Neemias, as versões mais curta ("Yeshua") e mais longa ("Yehoshua") do mesmo nome costumam ser usadas de forma intercambiável (por exemplo, no capítulo 8, versículo 17), demonstrando que elas eram consideradas como se referindo à mesma coisa. 

É provável que "Yeshua" fosse o nome usado no dia-a-dia, enquanto que nas ocasiões mais solenes - por exemplo, quando a pessoa era chamada na sinagoga para ler a Torah - prevalecesse a versão completa, "Yehoshua". Na cultura brasileira, seria como chamar a pessoa de "Zé" no dia-a-dia e de "José" nas ocasiões mais solenes.  

É possível que os tradutores tenham escolhido diferenciar essas duas versões do mesmo nome, gerando dois nomes separados, para evitar confusão. Não há dúvida que seria confuso chamar de Josué tanto o líder de Israel que sucedeu Moisés, como o nosso Salvador. 

Concluindo, não sabemos com certeza se o nome exato do nosso Salvador é Yeshua, Yehoshua ou se tanto faz.

Faz diferença invocar Jesus pelo nome certo?
Penso que não. Primeiro, se não temos certeza qual era o nome certo do nosso Salvador, não faria sentido Deus impor essa obrigação ao povo cristão. 

Depois, também não me parece razoável pensar que Jesus possa fazer questão de que seu nome seja invocado de forma precisa, quando existem 2,5 bilhões de cristãos no mundo, que falam milhares de línguas diferentes.

Finalmente, não há nada na Bíblia que dê apoio à exigência de chamarmos nosso Salvador por um único nome. Na verdade, podemos chamá-lo de "Jesus", de "Yeshua", de Yehoshua" ou até mesmo de "Josué".  Nenhum desses nomes estaria de fato errado.

Qualquer exigência de usar um único nome nasce na cabeça das pessoas, sem ter qualquer respaldo bíblico.

O que Jesus quer mesmo é manter um relacionamento próximo e amoroso com as pessoas e não que elas cumpram filigranas, como usar seu nome forma precisa. Ainda mais que, como Ele é onisciente, sabe perfeitamente quando alguém o está invocando, seja lá com que nome for. 

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário