quarta-feira, 9 de agosto de 2017

E QUANDO ACUSAM OS CRISTÃOS DE INTOLERANTES?


Com frequência vejo ou leio na mídia, ou mesmo escuto em conversas com pessoas não cristãs, que o cristianismo é intolerante. Essa é uma ideia muito difundida na nossa sociedade. 

O cristianismo é acusado desse erro por duas razões. Primeiro, por causa das atitudes absurdas de algumas pessoas, que agridem outras por meio de palavras ou até fisicamente, com a desculpa de estarem "defendendo" a fé cristã ou "enfrentando" Satanás. 

Há sim, sem dúvida, pessoas intolerantes no meio cristão,como o pastor que chutou a imagem da santa católica num programa de televisão ou os grupos de fanáticos que invadem e destroem terreiros de candomblé ou umbanda. São pessoas mal discipuladas e que não seguem a fé que dizem defender, pois a doutrina cristã não manda ninguém fazer isso (Jesus mandou que amassemos até os inimigos).

Quem faz isso é a exceção, e não a regra, dentro do cristianismo. A esmagadora maioria dos(as) cristãos(ãs) não se comporta assim. A acusação de intolerância é válida sim quando dirigida apenas a uma minoria e não quando rotula o cristianismo como um todo.

A segunda justificativa apontada para acusar o cristianismo de intolerância é a doutrina cristã, especialmente porque ela estabelece ser Jesus Cristo o único caminho para se chegar até Deus. Essa alegação de exclusividade para Jesus incomoda e é considerada por muita gente, intolerante.

Mas, antes de responder a essa segunda linha de crítica, vamos lembrar a definição de “tolerância”. Segundo o dicionário, trata-se da “atitude de quem reconhece aos outros o direito de manifestar opiniões ou ter condutas diferentes das suas”.

Repare que essa definição pressupõe a existência de opiniões e comportamentos divergentes. Caso todo mundo pensasse ou agisse igual, não seria necessário exercer tolerância. Simples assim.

Portanto, não é intolerante o cristianismo defender uma determinada doutrina, mesmo quando outras pessoas discordam dela. A tolerância é justamente a capacidade de conviver respeitosamente com as diferenças doutrinárias. 

Há quem alegue que a intolerância está na afirmação absoluta de ser Jesus Cristo o único caminho até Deus. Vale lembrar que uma verdade absoluta vale para todas as pessoas, em qualquer lugar e época. 

Ora, muita gente não gosta desse tipo de afirmação porque defende a tese que cada pessoa tem sua verdade, ou seja, não há verdades absolutas. Assim, tudo é relativo e defender uma verdade absoluta seria intolerante. 

A afirmação "tudo é relativo" pode ser muito simpática e politicamente correta, mas ela é falsa. E é fácil explicar a razão. 

Pense na declaração “tudo é relativo”. Seria essa declaração uma verdade absoluta, isto é, valeria ela para todo mundo? Repare que há uma armadilha lógica nessa declaração, pois para defender que não há verdade absoluta é preciso postular uma verdade absoluta. Coisa absurda.

Há sim verdades absolutas - bons exemplos conhecidos, são a lei da gravitação universal ou as leis da matemática. Mas isso também ocorre no campo espiritual. E não ha intolerância no fato de se acreditar e defender uma verdade absoluta.

Quem não é cristão(ã) pode até achar que a afirmação "Jesus é o único caminho" não é verdadeira - essa é uma discussão na qual não vou entrar nessa postagem -, mas não há intolerância, por parte do cristianismo, em declarar que há verdades que se aplicam a todo mundo. 

Há ainda quem justifique a acusação de intolerância ao cristianismo, ao atribuir um papel exclusivo a Jesus, porque "muitos caminhos podem levar a Deus". Essa é outra declaração simpática e politicamente correta, mas também falsa. 

Não é possível que muitos caminhos levem a Deus, simplesmente porque eles se contradizem uns aos outros. Por exemplo, Deus não pode, ao mesmo tempo, ser único, como defende o cristianismo, e vários, como ensina o hinduísmo; ou a reencarnação existe, como ensina o espiritismo, ou não existe, como defende o cristianismo, mas os dois não podem estar certos; Jesus não pode ser ao mesmo tempo o Filho de Deus, como defendem os cristãos, e um simples profeta, como afirmam os muçulmanos. 

Esses caminhos não são compatíveis entre si e assim não há como fugir da conclusão que há gente certa e gente errada naquilo que acredita. Não adianta tentar "tapar o sol com a peneira" e tentar ser politicamente correto - essa é uma realidade da qual não se pode fugir

Portanto, há sim um único caminho e os(as) cristãos(as) não são intolerantes em afirmar que Jesus é esse caminho. Repare que eu não provei serem as ideias cristãs as certas – embora acredite nessa realidade. Mostrei apenas que o pluralismo religioso é uma noção errada e perigosa. Só isso.

Há ainda uma última coisa a ser dita: Se você acredita que alguma coisa é a verdade absoluta tem obrigação moral de defender essa ideia publicamente, mesmo que pague um preço por isso.

Cerca de 100 anos atrás, o médico Oswaldo Cruz enfrentou uma guerra porque propôs vacinar a população contra a febre amarela. Ele foi ridicularizado e sofreu toda sorte de pressões, mas sabia estar do lado da verdade. Ficou firme e a vacinação salvou a vida de milhares de pessoas. Imagine se Oswaldo Cruz tivesse decidido ficar calado, com medo das consequências?

Se você acredita que Jesus é o único caminho para Deus, não se cale e nem se preocupe se for acusado(a), injustamente, de intolerância. Lembre-se que seu silêncio pode custar a salvação de alguém. E é exatamente por isso que a Bíblia tem um mandamento claro falando da sua, e da minha, obrigação de falar sobre o Evangelho de Jesus. 

Com carinho

4 comentários:

  1. Um texto pra dar nó em parafuso!!! Bom, muito bom!

    E sobre o William Lane Craig, vc sabia que ele foi na Fnac nessa segunda, dia 19/3/12? Ele foi lançar o livro "Apologética contemporânea: a verdade da fé cristã", e por falar em fé cristã, o Richard Dawkins vai lançar mais um livro contra a religião - "A magia da verdade". Nele abordará que a verdadeira felicidade advém de conhecermos o mundo como ele realmente é - ou seja - através dos óculos da ciências.

    ResponderExcluir
  2. Estive na palestra que o Craig deu ontem no Mackenzie. Todos os livros dele estavam sendo vendido, inclusive um de que eu gosto muito chamado "Em guarda", que acabou de ser lançado.

    ResponderExcluir
  3. Princípios de apologética, com referencias à ciência, filosofia, história, etc. É muito bom.

    ResponderExcluir