sábado, 5 de agosto de 2017

NÃO PERCA TEMPO CORRENDO ATRÁS DO VENTO

As pessoas costumam buscar constantemente as coisas materiais - riquezas, poder, reconhecimento, etc - pelos benefícios que elas parecem gerar. 

Por um exemplo, uma das coisas que as pessoas mais buscam é o reconhecimento. Se possível, elas gostariam de "imortalizar" seu próprio nome, deixando bem estabelecida a sua contribuição para a história. Em outras palavras, querem deixar atrás de si uma obra pela qual sejam lembradas. 

Por causa disso, os faraós fizeram grandes pirâmides mortuárias; Nabucodonosor construiu uma cidade (Babilônia), contendo jardins suspensos que foram considerados uma das maravilhas do mundo da sua época; o rei Luis XIV, da França, construiu o palácio mais suntuoso já construído (Versailles); e assim por diante.

Nos dias de hoje, as pessoas não constroem mais obras desse tipo, mas procuram imortalizar seus nomes de outras formas. Por exemplo, grandes empresários, como Bill Gates, criam fundações sociais que levam seus nomes, para as quais fazem grandes doações (na verdade, aquilo que lhes sobra), através das quais buscam ser reconhecidos como grandes benfeitores da humanidade.

Mas, nada disso resiste ao tempo. Riqueza, beleza, fama e poder passam. Tudo passa – tanto as coisas boas como as ruins – pois tudo neste mundo tem começo e fim. Simples assim.

O livro de Eclesiastes, escrito pelo rei Salomão cerca de 3 mil anos atrás, ensinou que essa busca pelas coisas materiais é como correr atrás do vento... E a maior prova do seu acerto em dizer isso é que Salomão continua sendo lembrado hoje pelos seus escritos na Bíblia – como Eclesiastes, Provérbios, etc – e não pela inigualável riqueza e glória das quais desfrutou.

Tentar correr atrás do vento, em termos práticos, é uma coisa ridícula. É pura perda de tempo. Coisa que ninguém com uma mente normal pensaria em fazer. Exatamente por isso Salomão usou essa imagem para falar da inutilidade da corrida pelas coisas materiais. 

A alternativa que a Bíblia apresenta a perder tempo com as coisas materiais é guardar tesouros no céu, onde eles não são corroídos pela traça e a ferrugem, isto é, não são destruídos pela passagem do tempo (Mateus capítulo 6, versículos 19 a 21). O que verdadeiramente importa, portanto, é juntar "tesouros" que fiquem sob a "guarda" de Deus. 

Como fazer isso? Você precisa fazer duas coisas que são simples de definir: praticar o bem para o próximo e colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. Essas coisas são relativamente fáceis de definir mas não são necessariamente fáceis de fazer. 

Tratar sempre o próximo como você gostaria de ser tratado(a) é algo desafiador. Significa deixar de lado o egoísmo, a hipocrisia, a ganância e assim por diante. Trata-se de mudança radical na forma como as pessoas costumam se comportar na sociedade.

De forma semelhante, colocar Deus em primeiro lugar não é simples. Afinal, o mundo atrai as pessoas com todo tipo de promessa de prazeres, as pessoas precisam batalhar diariamente pelo próprio sustento e manter relacionamentos também exige esforço constante. Não é por acaso que Deus fica com o tempo e energia que sobram. Ele quase nunca é a primeira prioridade.

Algumas pessoas conseguiram juntar "tesouros no céu" ao longo das suas vidas. Vejamos alguns exemplos: O apóstolo Paulo dedicou sua vida a divulgar o Evangelho, foi perseguido e passou por grandes dificuldades por causa disso; Francisco de Assis, homem rico e poderoso, deixou tudo para trás e foi cuidar dos pobres; John Wesley dedicou sua vida à pregação da Palavra de Deus e conseguiu mudar uma sociedade injusta (a Inglaterra do século XVIII); e Martin Luther King deu sua vida para combater a discriminação social e racial existente nos Estados Unidos até a década de 60 do século passado. 

Você (assim como eu) precisa aprender a pensar menos em si mesmo(a) e passar a olhar mais para quem está ao seu lado, estendo sua mão para essas pessoas. Precisa ainda falar mais sobre Jesus Cristo, tanto com palavras, como com seu próprio testemunho de vida. E, finalmente, precisa ter mais tempo para estar com Deus, em oração, louvor e estudo da Bíblia.

Somente assim você (como eu também) vai deixar de perder tempo "correndo atrás do vento"...

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário