domingo, 27 de agosto de 2017

OS GRANDES MISTÉRIOS DE DEUS

As pessoas têm dificuldade de aceitar que Deus guarda mistérios. E essa realidade incomoda porque as pessoas estão acostumadas a perguntar e obter as respostas que desejam. 

Por exemplo, quando um médico pede autorização a uma pessoa para fazer uma cirurgia nela ou numa criança, essa pessoa espera que lhe seja explicado em detalhe porque isso precisará acontecer, quais os riscos envolvidos, etc. E se o médico se recusar a informar, a pessoa simplesmente não vai autorizar a cirurgia. 

Ora, se funcionamos melhor quando sabemos a razão para as coisas, por que Deus guarda tantos mistérios de nós? Isso não dificulta sua relação conosco? 

Na verdade, Deus não guarda mistérios porque tem um prazer secreto em fazer isso, mesmo gerando dificuldades para as pessoas. Ele faz isso porque é necessário. E eu explico as razões.

Por que Deus guarda mistérios?
A grandeza de Deus, comparada ao ser humano, não dá nem para expressar. É bem maior do que a diferença entre um grão de areia e o território brasileiro como um todo. Somos insignificantes em relação a Deus.

Portanto, não há como imaginar que nós sejamos capazes de entender a natureza e os planos de um Ser da dimensão e da complexidade de Deus. Isso não seria possível. Sempre haverá coisas referentes a Deus que não conseguiremos entender. 

A segunda razão pela qual Deus guarda mistérios é para nos proteger. E nós fazemos o mesmo com quem amamos. Por exemplo, um casal não conta para os(as) filhos(as) pequenos(as) todos os problemas emocionais, financeiros e de saúde que vive porque sabe que as crianças não teriam capacidade para processar bem essas informações. O casal até dá para os(as) filhos(as) uma ideia de que há problemas, mas sempre passará para eles(as) a imagem mais atenuada possível da realidade - por exemplo, se a mãe vai fazer uma cirurgia séria, o casal diz para as crianças que ela vai viajar por alguns dias e voltará logo. 

E Deus faz o mesmo conosco. Por exemplo, você gostaria de saber o dia e a hora em que vai morrer bem como a causa da sua morte? Acredito que não. Se você viesse a saber dessas informações, com certeza iria começar a sofrer desde hoje e sua vida seria transformada para sempre.

Resumindo, Deus guarda mistérios porque não poderíamos mesmo entender toda a realidade. E também para nos proteger, ou seja, por amor a nós.

Os maiores mistérios de Deus
Acredito que os maiores mistérios de Deus são aqueles que descrevo abaixo:

a) Criação a partir do nada 
A Bíblia conta que Deus criou o universo a partir do nada: Ele apenas "falou" (por exemplo, "haja luz") e algo aconteceu (a luz apareceu). 

Essa realidade está refletida na teoria do "Big Bang", segundo a qual o universo teve início num "ovo cósmico", de matéria muito densa, que se expandiu ("explodiu") com enorme rapidez. 

Mas, de onde veio esse "ovo", se nada existia antes? Esse é um completo mistério para nós.

b) A Trindade 
Deus é um só. Mas, é composto de três pessoas diferentes: Pai, Filho (Jesus Cristo) e Espírito Santo. São três pessoas da mesma natureza, que trabalham em comunhão contínua - parecido com um casal, duas pessoas que funcionam como uma coisa só.

Esse talvez seja o mistério de Deus mais difícil de entender. Se a Bíblia não falasse que essa é a realidade d´Ele ninguém iria sequer imaginar tal possibilidade. 

c) As duas naturezas de Jesus 
A segunda pessoa da Trindade, o Filho, tem duas naturezas: humana e divina. A natureza humana (Jesus) passou a existir a partir da concepção de uma mulher (Maria), mediante a ação do Espírito Santo.

A Bíblia diz que o Filho se "esvaziou" da sua natureza divina, para poder, digamos assim, "caber" num corpo humano. Isso quer dizer que Ele voluntariamente limitou sua natureza divina e funcionou, enquanto esteve neste mundo, apenas como um ser humano. Mas, nunca deixou de ser divino. Mas, não temos a menor ideia de como isso foi possível.

d) O final dos tempos 
A Bíblia ensina que haverá uma série de acontecimentos que vão levar ao fim do mundo tal como o conhecemos. Jesus vai voltar e haverá um julgamento final, quando serão indicadas as pessoas salvas.  

E ninguém sabe o dia e a hora quando isso vai acontecer - Jesus foi muito claro a esse respeito. Existirão sinais que vão apontar que o final se aproxima - tem gente que eles já se fazem presentes. Mas, a data certa é um mistério.

Como também há muito mistério sobre os próprios acontecimentos que vão levar ao final do mundo. A Bíblia até dá algumas dicas, principalmente no livro do Apocalipse, mas as informações não são fáceis de entender, até porque há muito simbolismo nesses textos.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário