domingo, 13 de agosto de 2017

A VIAGEM MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA

Imagine que você vai fazer a viagem mais importante da sua vida, mas não conhece bem o caminho para onde pretende ir. A viagem vai acontecer com certeza, mas a data da partida ainda não está escolhida. E você sabe para onde precisa ir, mas conhece muito pouco esse lugar. 

Esse lugar para onde você vai é muito bom, mas se você tomar o caminho errado, pode acabar em outro lugar muito, mas muito, ruim - como acontece com o GPS, quando joga a pessoa num lugar perigoso, onde ela não deveria passar.

O que você faria, enquanto aguarda chegar a data dessa viagem? Procuraria fontes de informação para saber mais sobre o tal lugar e como chegar até lá? 

Acredito que a maioria das pessoas responderia que sim. Gostariam de se preparar melhor para essa viagem fundamental. Afinal, é da natureza humana planejar as coisas com antecedência e se preparar para as eventualidades. 

Agora, e se eu disser que talvez você não venha fazendo isso? Que não está se preparando adequadamente para essa viagem e inclusive vem deixando para a última hora providências importantes? Parece preocupante...

A morte é uma coisa certa e a Bíblia conta que você pode ir para dois lugares diferentes, depois que morrer: Céu ou Inferno. Acredito que você quer ir para o Céu, mas será que você sabe suficientemente sobre esse lugar? Sabe como chegar até lá. Será que está se preparando para a viagem? 

Ou como a maioria das pessoas, não está se preocupando muito com isso, imaginando que quando chegar a hora as coisas se resolverão de alguma forma? Que no final vai dar tudo certo?

Há várias razões para as pessoas se preocuparem tão pouco com essa viagem. E a primeira dentre elas é que vivemos, na prática, como se a morte não existisse. Como disse um conhecido autor, olhar para a morte é como mirar diretamente o sol – somente conseguimos fazer isso por tempo curto. Mas, não deveria ser assim. 

As pessoas que alcançam um desenvolvimento espiritual maior deixam - vemos isso com clareza no texto de 2 Coríntios capítulo 12, versículos 1 a 6, onde o apóstolo Paulo diz que somente estava ainda neste mundo porque tinha uma missão a cumprir, mas preferia estar com Jesus. 

Essas pessoas como que arrumam "lentes escuras" para proteger seus olhos e poder encarar sol quanto tempo for necessário. Tempos atrás, numa aula de Escola Dominical, uma senhora, que hoje anda por volta dos cem anos, perguntou sobre o Paraíso. Expliquei o melhor que pude e e ela me disse: “Vejo uma campina verdejante e cheia de flores e minhas filhas [que já morreram], muito alegres, correndo para me abraçar - é isso que me dá forças para prosseguir vivendo.”

A segunda razão pela qual há pouco interesse nessa viagem é que, no fundo, muitas pessoas não estão tão convencidas assim que há tanta diferença entre Céu e Inferno. Basta ver como muitas piadas mostram o Céu como um lugar aborrecido, onde as pessoas nada mais vão fazer do que ficar louvando, junto com os anjos. E todas as coisas divertidas vão estar no Inferno. 

E essa é uma percepção errada e muito perigosa: o Inferno será um lugar de choro e ranger de dentes e nada de bom haverá lá, especialmente porque Deus não estará presente ali (Lucas capítulo 13, versículos 27 e 28). Ninguém deveria ter dúvidas quanto a isso.

Deus nos criou e nos entende como ninguém. Sabe do que gostamos e o que nos motiva. Logo, seria absurdo imaginar que Ele iria nos preparar um lugar que somente geraria tédio. Não faz qualquer sentido pensar assim. O Paraíso será um
lugar maravilhoso, superior a qualquer coisa que possamos imaginar. Lá haverá festa eterna, não existirão preocupações e nem dores, pois habitaremos junto com Deus. E deveríamos ter muita motivação para estar lá.

A terceira razão para a pouca preocupação com a viagem final é que a maioria das pessoas, bem lá no fundo, acha que Deus haverá de salvar todo mundo. Essa posição teológica é conhecida como universalismo – a salvação será universal. 

A lógica por trás desse pensamento é que um Deus bom não puniria ninguém eternamente, ao lançar essa pessoa no Inferno. Mas essa não é a descrição que Bíblia faz dos fatos. 

Você pode até não gostar dessa doutrina, achar que ela não deveria existir e deveria ser jogada fora. Mas, foi isso que o próprio Jesus ensinou, como no texto de Lucas que citei acima. Logo, não há como fugir dessa realidade, goste você ou não.

Portanto, o mais prudente é começar a se preparar desde já para essa viagem. Aprender o mais que você puder sobre o Céu e o caminho para chegar até lá. 

C. S. Lewis, talvez o maior escritor cristão da segunda metade do século passado, disse uma coisa muito importante: Quem volta sua mente para o Céu e se preocupa de fato em como chegar lá, é também quem acaba fazendo diferença aqui na terra. Sábias e santas palavras.

Com carinho

Um comentário:

  1. Oi, Vinicius.

    O que vc pode dizer sobre a questão de perdemos a consciência após a morte? Saberemos quem fomos ou somos?

    Abraço, Miss Blueberry.

    ResponderExcluir