domingo, 16 de abril de 2017

AS TRÊS PERGUNTAS DE JESUS PARA VOCÊ

Hoje comemoramos a ressurreição de Jesus. É Domingo de Páscoa e nada mais apropriado do que refletir sobre nossa relação com Ele. E vou fazer isso lembrando das três perguntas fundamentais que Ele fez para as pessoas que o seguiam e/ou o procuravam pedindo ajuda.

Acredito que elas mostram bem o que Jesus espera de nós. São elas:
  • Quem você acha que Eu sou?
  • Você Me ama?
  • O que você quer que Eu faça?
Pegue lápis e papel e responda cada uma dessas perguntas com sinceridade, antes de ver meus comentários. Depois de responder, leia aquilo que escrevi. 

Quem você diz que Jesus é? 
Essa pergunta apareceu quando Jesus questionou os discípulos sobre o quê as pessoas, de um modo geral, falavam a seu respeito. E recebeu deles a resposta que estava sendo comparado a importantes profetas do passado, como Elias. 

Jesus, então, perguntou aos discípulos o que eles próprios pensavam. Por incrível que pareça houve perplexidade até Pedro responder que Jesus era o Messias tão esperado, o Filho de Deus (Mateus capítulo 13, versículos 13 a 17).

Muitas pessoas acham ser cristãs apenas por saber que Jesus é o Filho de Deus, mas tal tipo de conhecimento não quer dizer muito - até os demônios sabem disso (Lucas capítulo 4, versículos 31 a 37). É preciso mais.

É preciso acreditar de todo o coração que Ele é o Salvador da sua vida. E essa crença precisa transformar sua forma de agir - fazer de você uma nova pessoa.

Tal tipo de fé significa também depositar em Jesus todas as suas esperanças. Ter certeza que você não será desamparado(a) em meio às tempestades da vida. Nunca mais irá andar sozinho(a).

Você ama Jesus? 
Jesus fez essa pergunta para Pedro, depois da sua ressurreição. O apóstolo estava profundamente envergonhado por ter negado seu Mestre por três vezes. E aí, também por três vezes, Jesus perguntou a Pedro se o amava. E Pedro respondeu sim, nas três vezes. 

Agora, o ponto crucial é o comentário que Jesus fez depois de cada resposta de Pedro: "cuida das minha ovelhas". Ou seja, tomar conta daqueles que seguem a Jesus - os(as) fracos(as), necessitados(as) e/ou indefesos(as) - essa é a prova de amor que Ele espera (veja mais). 

Você acha que ama Jesus verdadeiramente? Como demonstra esse amor na prática? Se você nada faz pelas ovelhas d´Ele, pode ter certeza que não está no caminho certo.

O que você quer que Jesus lhe faça? 
Essa mesma pergunta surgiu em diversos momentos quando pessoas lhe pediam ajuda. Normalmente, eram pessoas desesperadas, portanto deficiências físicas ou passando por doenças sérias (p. ex. Marcos capítulo 10, versículos 46 a 52).

E há nesse tipo de pergunta uma lição importante: é preciso que quem pede ajuda a Jesus saiba com clareza aquilo que espera d´Ele. Infelizmente, muitas vezes não é isso que acontece.

Já cansei de ver pedidos do tipo: "quero ser feliz" ou "quero ser próspero". Mas o que isso significa na prática? Será que para você ser feliz é não ter problemas, encontrar o amor verdadeiro, ter uma família perfeita e assim por diante? Agora, será que para Jesus esse é o conceito correto de felicidade? Será que para Jesus a felicidade não é estar junto a Deus?

Para você o conceito de ser próspero(a) talvez seja é ter muitos bens. Viver de forma extremamente confortável, conseguindo tudo que seu coração deseja. Será que Jesus enxerga a prosperidade da mesma maneira? Lembre-se que certa vez Ele nos mandou juntar tesouros no céu.

As pessoas deixam de ter seus pedidos atendidos porque não sabem pedir as coisas certas (Tiago capítulo 4, versículo 3). Então, o que você quer que Jesus faça por você? 

Não há dúvidas que há muitas coisas que somente Ele pode fazer na sua vida. Por exemplo, só Ele pode lhe dar a esperança de uma vida eterna, a certeza do perdão para seus pecados e a paz de espírito. E pode lhe dar tudo isso e muito mais.

Conclusão
Agora, compare o que você escreveu com os meus comentários e avalie suas respostas. O que elas demonstram sobre seu relacionamento com Jesus? 

Com carinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário