sábado, 22 de abril de 2017

FIQUE ATENTO PARA A AÇÃO DE DEUS NA SUA VIDA

Imagine que uma pessoa, tipo “espírito de porco”, conte para você o final de um filme muito interessante. E esse final seja surpreendente, do tipo que ninguém espera.

É lógico que, quando você vier a assistir esse filme, por já saber seu final, o impacto será muito menor. Acabou a surpresa: Vai ficar um certo gosto de frustração na boca. É por isso que quase ninguém gosta de conhecer antes o final de um filme.

Isso acontece também em relação às melhores histórias da Bíblia: Muitas vezes, não conseguimos nos emocionar com o relato, como deveríamos, exatamente porque já sabemos o que vai acontecer. Não há mais surpresa. 

Já ouvimos aquela mesma história tantas vezes que o ouvir fica meio mecânico. Por exemplo, vamos pensar na história da ressurreição de Lázaro (João capítulo 11, versículos 1 a 46). Ele foi amigo de Jesus e irmão de Maria e Marta.

Lázaro adoeceu e quando Jesus chegou a Betânia, onde a família dele morava, Lázaro já tinha morrido e sido enterrado vários dias antes.

Maria lamentou muito o fato de Jesus ter chegado depois da morte do irmão. Chegou a reconhecer que, se Jesus tivesse chegado antes, Lázaro não teria morrido (versículo 32). Agora, se Jesus tivesse curado Lázaro, teria feito, digamos assim, um milagre mais comum. Não haveria muita surpresa.

Mas o que Jesus fez - ressuscitar uma pessoa morta há quatro dias - foi totalmente inesperado. Ninguém tinha sequer pensado nessa possibilidade. O espanto das pessoas ao ver Lázaro saindo da tumba, ainda amarrado com as faixas mortuárias, como se fosse uma múmia, foi enorme. 

É interessante perceber que Jesus se atrasou propositadamente, depois que foi chamado para ir à casa de Lázaro – os versículos 4 a 14 do texto citado acima demonstram isso com clareza. E por que será que Ele agiu assim?

Acho que Jesus queria surpreender todo mundo. Demonstrar para as pessoas que Deus não age como pensamos que Ele deveria fazer.

Como sabemos o final da história de Lázaro, não nos surpreendemos com o que Jesus fez, como as pessoas daquela época. Parece natural ler o texto e falar de Lázaro saindo da tumba. Esse fato não nos gera um arrepio, não ficamos admirados. A ressurreição de Lázaro, assim como tantos outros milagres que a Bíblia relata, não mais nos emociona de fato porque reagimos igual ao caso do filme que a pessoa assiste já sabendo do final.

Essa raciocínio me leva ainda a refletir sobre a fé, coisa especialmente importante de fazer numa semana de Páscoa. A Bíblia diz que a fé é a certeza de algo que se espera, mas não se vê ainda. Trata-se de acreditar que nas coisas ditas por Deus, conforme revelado na Bíblia. Saber que elas são verdades absolutas e todas as promessas feitas por Ele vão ser cumpridas. Aqueles que têm fé adquirem certeza e esperança. E isso é fundamental. 

Agora, a fé é mais que isso. Também precisa incluir a capacidade de ver no inesperado a mão de Deus agindo. Mudando o curso da nossa história para sempre.

Infelizmente, ao longo da sua caminhada de fé, algumas pessoas perdem a capacidade de perceber a ação de Deus. E lembro aqui da história de Tomé, o discípulo de Jesus que somente acreditou na ressurreição quando pode colocar as mãos nas marcas da crucificação que Ele ainda carregava no seu corpo.

E é surpreendente perceber que Jesus não se aborreceu com Tomé, mas também precisamos levar em conta o que Ele disse: “[Tomé], porque me viste, creste? Felizes os que não viram e creram..." João capítulo 20, versículo 29

Não perca a capacidade de perceber Deus agindo na sua vida de forma inesperada - pode ter certeza que Ele já fez e/ou irá fazer isso. Pois é assim que se comporta.

Você precisa perceber a mão de Deus num encontro que não estava previsto, na atitude de uma pessoa que faz algo inesperado por você, num problema que foi resolvido de maneira aparentemente misteriosa e assim por diante.

Nunca deixe de se maravilhar quando isso acontecer. Nunca deixe de se emocionar. Nunca deixe de reconhecer a presença de Deus na sua vida. E também nunca se esqueça de agradecer-lhe por isso.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário