sexta-feira, 14 de abril de 2017

FORAM MESMO TRÊS DIAS ATÉ A RESSURREIÇÃO?

Uma pergunta que recebo com frequência, bem apropriada para hoje, Sexta Feira Santa, dia m que relembramos a morte de Jesus, refere-se ao tempo em que Ele passou enterrado.

O relato bíblico fala em que Ele ressuscitou ao terceiro dia muita gente pensa que há um erro aí. Mas, vamos aos fatos.

Jesus morreu por volta de 3 horas da tarde de sexta feira e foi enterrado antes do por do sol (6 da tarde), pois depois dessa hora começava o sábado e nenhum trabalho poderia ser feito segundo as leis judaicas. Se Jesus não tivesse sido enterrado antes das 6 da tarde, seu corpo teria ficado insepulto por um bom tempo.

Não sabemos a hora exata em que Jesus ressuscitou, mas a Bíblia conta que as mulheres foram até seu túmulo no domingo (que hoje chamamos da Ressurreição ou de Páscoa) logo cedo. Elas queriam preparar melhor seu corpo, pois Ele tinha sido enterrado às pressas.

Provavelmente, elas chegaram no local do túmulo com o nascer do sol (por volta de 6 horas da manhã), pois precisavam de luz natural para fazer esse trabalho. E elas já encontraram Jesus ressuscitado, pois o túmulo estava vazio. Em outras palavras, Jesus ressuscitou antes das 6 da manhã de domingo.

Assim, Jesus esteve enterrado por um período que vai aproximadamente de pouco antes das 6 horas da tarde de sexta feira até perto do nascer do sol no domingo. Isso dá no máximo 36 horas. 

Quando profetizou sobre esse período da sua existência, Jesus falou o seguinte:

"... E O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE AOS PRINCIPAIS SACERDOTES E AOS ESCRIBAS. E ELES O CONDENARÃO À MORTE. E O ENTREGARÃO AOS GENTIOS PARA SER ESCARNECIDO, AÇOITADO E CRUCIFICADO.; MAS AO TERCEIRO DIA RESSURGIRÁ". MATEUS CAPÍTULO 20, VERSÍCULOS 18 E 19 

Ou seja, Ele disse que ressuscitaria no terceiro dia e três dias totalizam cerca de 72 horas. Mas essa informação parece entrar em choque com o que acabamos de ver. Será que há um erro na Bíblia?

Antes de discutir essa questão em particular, vou dar um conselho: toda vez que você se defrontar com uma possível discrepância no relato bíblico, a primeira coisa a fazer é renovar, em seu coração, a confiança na Bíblia. Assuma que deve haver uma explicação, mesmo que ela não seja aparente. Nunca perca a confiança na Bíblia. Simples assim.

A explicação nesse caso é relativamente simples, bastando levar em conta como os judeus contavam o tempo na época de Jesus. Eles não tinham relógio e, como os demais povos da antiguidade, contavam o tempo de forma aproximada. E faziam isso sempre a partir de dois eventos diários: o nascer e o por do sol. 

É claro que essa forma de medição era imprecisa pois a duração dos períodos de claridade e escuridão varia com a passagem das estações - por exemplo, as noites ficam maiores no inverno. Mas, isso era o que melhor podiam fazer.

As horas eram estimadas de forma aproximada, com base na altura do sol acima do horizonte (durante o dia) ou na trajetória da lua (durante a noite). 

Como a medição das horas era imprecisa, elas não eram muito usadas como referencia - por exemplo, os romanos dividiam o período de claridade em quatro estações de vigília, com três horas de duração aproximada cada uma. É por isso que a Bíblia se refere a horários como a "hora terceira" (o segundo período de vigília) ou "nona" (a quarta vigília). 

Voltemos agora à nossa discussão inicial: Repare que no texto acima Jesus falou da sua ressurreição no terceiro dia. E essa era uma forma de falar típica daquela época. A referencia é à unidade de tempo maior - o dia - e não ao período do dia.

Jesus nunca disse que ficaria 72 horas morto e sim que sua morte aconteceria num dia e sua ressurreição dois dias depois (o tal terceiro dia). A cronologia à qual Ele se referiu foi a seguinte:
Primeiro dia: Sexta feira, dia da morte de Jesus e do seu enterro - esse dia terminou por volta das 6 da tarde da Sexta Feira Santa.
Segundo dia: Das 6 da tarde da Sexta Feira Santa até as 6 da tarde do Sábado.
Terceiro dia: Das 6 da tarde de sábado até as 6 da tarde do domingo da Ressurreição (ou de Páscoa). Jesus foi encontrado vivo por volta de 6 da manhã nesse domingo. 

Portanto, como profetizado, Jesus ressuscitou ao terceiro dia. E a Bíblia está correta.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário