sexta-feira, 7 de julho de 2017

MUDANÇA DE HÁBITOS

Há hábitos de todos os tipos, desde os inofensivos (como cantar no chuveiro), até os destrutivos (como fumar). O problema não está em ter hábitos, pois isso é natural, mas sim em evitar que os maus hábitos tomem conta da vida da pessoa.

Hábitos são adquiridos por responderem a necessidades interiores da pessoa - por exemplo, facilitarem sua vida, gerarem algum tipo de prazer, evitarem certo sofrimento, etc. Por exemplo, sou meio preguiçoso e também curioso intelectualmente. Portanto, o hábito da leitura se encaixa perfeitamente nessas duas necessidades - atividade que não exija esforço físico e que estimule a mente. Não é de se estranhar que eu sempre tenha sido um ávido leitor de livros.

Como os hábitos respondem a necessidades interiores da pessoa, torna-se difícil controlá-los, especialmente quando se tornam enraizados. Por isso, frequentemente, são os hábitos que controlam as pessoas - um bom exemplo é o caso do torcedor de futebol fanático, cujo batizado do filho teve que ser adiado porque naquele dia seu time de coração ia jogar. Ou o caso da senhora que gosta tanto de ver novela que não dá bola para ninguém quando chega a hora do seu programa preferido. 

Mudança de hábitos
É evidente que hábitos ruins precisam ser eliminados. E nessa categoria incluo não somente hábitos errados pela sua própria natureza, como também aqueles que parecem bons mas se tornam ruins por conta do exagero - por exemplo, fazer exercício físico é bom, mas tem gente que abusa e acaba doente e/ou tendo o corpo deformado. 

O cristianismo dá grande ajuda para quem percebe que precisa mudar de hábitos. Em primeiro lugar, a doutrina cristã ajuda a pessoa a identificar quais hábitos são prejudiciais, o que nem sempre fica claro para as pessoas. Por exemplo, querer ganhar dinheiro para ter segurança econômica é um hábito saudável. Mas, quando a busca de mais dinheiro deixa de ser saudável e passa a ser ruim? 

A Bíblia ajuda porque ela contem as leis de Deus que ensinam o certo e o errado. Elas fornecem uma perspectiva de como Deus olha para os atos das pessoas, independentemente de qualquer circunstância. 

As leis de Deus também explicam com clareza quando um hábito bom, na sua essência, torna-se nocivo por passar a dominar a vida da pessoa. Por exemplo, isso fica claro no mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas - nada pode ser mais importante para as pessoas. Assim, se o time de futebol ou a vontade de ganhar dinheiro passa a controlar alguém e Deus acaba em segundo plano na vida da pessoa, isso está errado - e a Bíblia chama esse erro de pecado. Simples assim.

O cristianismo vai além, pois também ajuda a pessoa a fazer as mudanças interiores necessárias - e não há outra forma de combater hábitos negativos do que essa mudança interior. 

Um exemplo simples vai ajudar você a entender isso: Quando uma pessoa decide lidar com um problema relacionado com a comida apenas fazendo dieta e/ou tomando remédios, está lutando uma guerra perdida, pois cedo ou tarde vai acabar comendo o que não deve e não pode tomar para sempre remédios para reduzir o apetite. Ela precisa passar por uma reeducação alimentar (uma mudança interior), o que é muito mais difícil de fazer, mas só assim vai conseguir fazer mudanças permanentes.

E é exatamente isso que Jesus ensinou as pessoas a fazer - mudar seu interior. Não é um caminho simples e nem fácil - este site tem centenas de postagens que falam dos problemas que as pessoas encontram ao seguir por esse caminho (chamado pela Bíblia de santificação). Mas dá resultado - eu já vi muitas e muitas pessoas terem suas vidas transformadas para sempre. 

Concluindo, se você luta com algum hábito do qual precisa se ver livre ou precisa aprender a controlar - excesso de tempo gasto navegando na Internet, consumo desenfreado, fumo, comida em excesso, pornografia, etc - entregue seu problema para o Espírito Santo, peça perdão e deixe que Ele trabalhe na sua vida. 

Procure conversar com quem já passou por problemas similares e venceu os maus hábitos - veja como ele(a) fez isso. Peça também apoio emocional e espiritual a irmãos(ãs) na fé - eles(as) podem orar por você e ajudar nos momentos em que você estiver para cair em tentação, retomando velhos hábitos. 

Mudança de hábitos não é fácil, mas pode ser feita. Mas para conseguir fazer isso, você precisa Deus muito presente na sua vida.

Com carinho

Um comentário:

  1. Um bom texto Vinicius. Meu ajudou a preparar a aula de escola bíblica. Deus continue a usá-lo.

    ResponderExcluir