terça-feira, 25 de julho de 2017

VOCÊ PODE FAZER PARTE DOS MILAGRES DE DEUS

O Evangelho de João, no capítulo 11, versículos 1 a 46, traz o relato do milagre que Jesus fez ao ressuscitar seu amigo Lázaro. Há muitos ensinamentos que podem ser tirados desse evento especial e escolhi 3 deles para falar aqui.

Começo lembrando que Deus muita vezes nos surpreende com os milagres que faz. No caso de Lázaro, o milagre “esperado” por todos era a cura daquele homem enfermo. 

Ocorre que Jesus demorou propositadamente para viajar até Betânia, onde Lázaro morava, e só chegou lá depois da morte do amigo. O milagre "esperado", a cura, não mais era possível e a irmã de Lázaro chegou a falar sobre isso, comentando que ele não teria morrido se Jesus estivesse ali. 

Jesus tinha em mente outro tipo de milagre, algo que ninguém esperava: A ressurreição daquele homem. E pegou a todos de surpresa.

Precisamos abrir nossos corações e mentes para perceber Deus agindo, mesmo quando isso se dá de maneira inesperada. É um grande erro tentar colocar Deus numa “caixinha”, pré-definindo como Ele vai agir. Se fizermos isso, deixaremos de reconhecer o que Ele de fato está fazendo nas nossas vidas.

O segundo ensinamento da ressurreição de Lázaro tem a ver com o que nos cabe fazer, mesmo quando Deus está operando milagres. 

Antes de ressuscitar Lázaro, Jesus pediu que os discípulos removessem a pedra da entrada da tumba onde o corpo estava depositado. Ora, se Jesus tinha poder para ressuscitar um homem morto havia vários dias, certamente também podia remover aquela pedra. Mas Jesus não fez isso e pediu que os discípulos tirassem o obstáculo do caminho. 

A verdade é que Deus não faz por nós aquilo que nós mesmos podemos fazer. Os discípulos podiam remover a pedra, portanto, Jesus não fez isso por eles. 

O terceiro ensinamento desse evento maravilhoso também nasce no ato da remoção da pedra pelos discípulos. O fato é que eles tiveram o privilégio de participar do milagre, mesmo que de forma secundária. Agora, eles só puderam participar porque estavam presentes no momento certo e se colocaram à disposição para atender o pedido de Jesus. 

Quem hesitou – talvez por não perceber que Jesus iria operar um milagre, ou até mesmo por preguiça (afinal, deu trabalho remover aquela pedra) – deixou de ter a honra de participar de um evento que ficou na história. 

Em outras palavras, só quem diz “eis-me aqui”, só quem "bota a mão na massa", pode participar do milagre.

A desculpa que mais ouvi dentro das igrejas que tenho frequentado até hoje é “não posso ajudar por falta de tempo” - é mesmo muito complicado conseguir que as pessoas doem do seu tempo para a obra de Deus, sendo até mais fácil conseguir que elas doem seu dinheiro.

Agora, quem não se coloca à disposição, quem se acomoda, quem olha primeiro para seu próprio conforto, não vai estar presente quando Deus fizer o milagre. Simples assim.

Participam das coisas especiais que Deus faz somente quem se coloca à disposição e está presenta na hora certa, pronto para ajudar.

Será que você estará disponível quando Jesus te chamar para participar de um milagre? 

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário