domingo, 9 de julho de 2017

PARA QUEM NÃO TEM DISCIPLINA NA VIDA ESPIRITUAL ...

Certa vez, eu estava conversando com uma amiga, mulher inteligente e de grande talento artístico. Ela resolveu criar um blog pessoal e queria ouvir sobre minha experiência pessoal com esse tipo de atividade (este site é uma extensão do blog pessoal que comecei muito tempo atrás). 

Disse para minha amiga que ela tinha o talento e a experiência de vida necessários para escrever textos interessantes, que viessem a interessar as pessoas. Mas, alertei que esse não era o desafio real. O principal era ter disciplina para manter o blog atualizado, publicando textos com periodicamente, sem desanimar, por longo tempo.

Escrever regularmente para um blog ou site, "chova ou faça sol", com ou sem inspiração, estando bem de saúde ou não, e conseguir sempre falar algo novo para as pessoas, não é fácil. É um desafio verdadeiro. Ter talento é mais fácil do que ter persistência...

O mesmo tipo de desafio se repete em várias áreas da vida de qualquer pessoa. Se você quer entrar em boa forma física, precisa ter persistência para fazer exercícios com regularidade durante anos a fio. Se quer emagrecer, precisa ter persistência para comer só as coisas certas até o fim da sua vida. Se quer passar num concurso difícil, vai ser preciso persistência para estudar quase todos os dias por um bom tempo. E assim por diante. 

Disciplina na vida espiritual 
E o mesmo se aplica na sua vida espiritual. Se você quer crescer espiritualmente, vai precisar orar e meditar sobre a Palavra de Deus com grande frequência. E isso sem importar as circunstâncias da sua vida - falta de tempo, cansaço, vontade de fazer outras coisas, etc. 

É preciso ter persistência e não há outro caminho, pois as coisas não vão cair do céu no seu colo. Não é assim que Deus atua. Por exemplo, para formar seus discípulos, Jesus viveu três anos com eles, dia e noite, de domingo a domingo. E esse grupo não teve vida fácil - sua vida foi cansativa, sofrida, perigosa e desconfortável. Mas, ao final desse período, ali estavam onze apóstolos, prontos para levar a mensagem do Evangelho para todo o mundo.

Agora, se você tem dificuldade para ter disciplina para perseverar na sua vida espiritual, eu tenho uma sugestão: Crie um compromisso com a obra de Deus. E sugerir isso parece meio estranho, mas é fácil de entender a razão. 

Você levanta cedo todos os dias para ir trabalhar ou estudar não porque quer, mas sim por conta de uma obrigação, do compromisso que você tem. E é preciso construir o mesmo tipo de dinâmica na sua vida espiritual.

As pessoas costumam pensar que a vida espiritual não pode ser construída com base num clima de "obrigação", tudo precisa ser livre e voluntário. Mas, não foi isso que Jesus fez quando chamou seus apóstolos - exigiu compromisso, pedindo que largassem tudo para segui-lo. 

Quando não há algum tipo de obrigação, as prioridades da sua vida vão acabar por engolir as práticas espirituais - você nunca vai ter tempo para estudar a Bíblia ou para orar o suficiente. 

Toda vez que eu assumi um compromisso com a obra de Deus em alguma área específica, foi exatamente nessa área que mais cresci espiritualmente. Por exemplo, quando passei a dar aulas na Escola Dominical da igreja que frequentava, cresci no conhecimento da Bíblia. Quando assumi cargo de direção nas atividades de assistência social da minha igreja, cresci na questão do amor ao próximo. 

Este site tem tido esse tipo de papel na minha vida espiritual: Sinto um compromisso com os(as) leitores(as) e é isso que espanta a acomodação e a preguiça de escrever. Quando deixo de escrever, fico preocupado de estar privando alguém de uma palavra importante e aí a motivação volta. 

Portanto, a forma de crescer espiritualmente é construir compromissos concretos com a obra de Deus. É a obrigação assumida que vai manter você nos trilhos. Simples assim.

Com o tempo, vendo os resultados positivos dos seus esforços em determinado campo da sua vida espiritual, a obrigação vai se transformar em prazer, como, por exemplo, ocorreu comigo em relação a este site - ver o crescimento do número de leitores, hoje já na casa dos centenas de milhares, tem sido muito gratificante. 

Se você quiser adquirir o habito de orar, assuma compromisso com um grupo de oração. Se quiser estudar a Palavra de Deus com dedicação, inscreva-se numa classe ou num grupo de estudos bíblicos, que tenha dia e hora para se reunir e onde haja tarefa para casa. Se quiser desenvolver sua compaixão e caridade, junte-se a um grupo que desenvolve ação social na sua igreja. E assim por diante. 

Com carinho

4 comentários:

  1. É Vinícius não deve ser fácil mesmo ter essa "obrigação" mas ainda bem que vc é um canal usado por DEUS para abençoar nossas vidas através deste blog, e que venham muitos outros posts abençoadores! haha. Bjão

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto,toda honra e toda glória a Deus! Estava realmente precisando ouvir isto pois ao deixarmos as coisass de Deus por ultimo acabando perdendo dEle, quero estar sempre pertinho de Deus e espero q essa obrigaçao que irei impor hoje, amanha nao seja mais. Abraços,Deus continue a o abençoar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Vinícios!
    Há um bom tempo atras criei um blog e ate uma pagina no twitter com a intenção de falar do amor de Deus porem só existiu força em mim para criar-los e não para dar continuidade na verdade ate era um problema bem grande porque não tinha um acesso a internet a minha disposição como tenho hoje, mas imaginei que se eu ainda não tenho capacidade nem para pregar como manteria uma pagina na internet hoje essa ideia ainda me ronda mas é mais distante que antigamente. admiro sua disposição em mante-lo e aproveito para informar que hoje você acaba de ganhar mais uma seguidora, que o senhor continue te dando entendimento e sabedoria para prosseguir com este projeto!

    ResponderExcluir