sábado, 15 de julho de 2017

OS GEMIDOS IMPRESSIONANTES DO ESPÍRITO SANTO


O Espírito Santo atua a favor dos(as) cristãos(ãs) de várias formas diferente. E vou citar aqui três dentre elas. 

Primeiro, Ele atua concedendo dons espirituais (profecia, ensino, línguas, etc) para as pessoas, que nada mais são do que revestimento de poder para dar a elas condições de realizar a obra de Deus. 

Outra forma de atuação do Espírito Santo tem a ver com a promoção mudanças no interior das pessoas para torná-las mais parecidas com Jesus. Esse processo é chamado na Bíblia de santificação e o resultado dele é conhecido como o "fruto" do Espírito (amor ao próximo, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, serenidade e domínio próprio).

Uma terceira forma de atuação do Espírito Santo a favor das pessoas é a contínua intercessão que Ele faz junto a Deus a favor delas

As duas primeiras formas de atuação do Espírito Santo são bem conhecidas e costumam ser objeto de muitos sermões e estudos bíblicos - eu mesmo já falei sobre esses temas várias vezes aqui no site. 

Agora, a terceira forma de atuação do Espírito Santo - a intercessão pelas pessoas - não é muito lembrada. Confesso ter ouvido poucos sermões ou estudos bíblicos tratando desse tema ao longo da minha trajetória cristã. Por que será que isso acontece? 

A razão me parece é simples: essa atividade do Espírito Santo tem a ver com nossos pecados. Afinal, não haveria necessidade de intercessão se as pessoas não pecassem e não estivessem sujeitas à punição de Deus. E as pessoas não gostam de ser lembradas sobre seus pecados. Esse é um tema que não agrada muito. Não é muito popular. Simples assim.

A intercessão do Espírito Santo por nós
O apóstolo Paulo contou que o Espírito Santo intercede pelas pessoas de uma forma maravilhosa: Faz uso de gemidos que não podem ser explicados com linguagem humana (Romanos capítulo 8, versículo 26) . 

Paulo simplesmente reconheceu que a intercessão do Espírito Santo por nós é uma dentre as muitas coisas relacionadas com Deus que são tão extraordinárias que a linguagem humana não alcança. 

Vale fazer um parêntesis aqui: essa dificuldade da linguagem humana não acontece somente com as coisas de Deus. A mesma limitação pode ser notada também em outras áreas, como na arte ou no estudo dos sentimentos. 

Por exemplo, pense na música de que você mais gosta. Agora, procure descrever sua melodia para outra pessoa - não o que você sente ao ouvir essa música, mas sim o conteúdo dessa melodia. Você verá que isso é quase impossível de fazer. 

A mesma coisa acontece quando alguém tenta descrever com precisão o que está sentindo. Palavras não são suficientes para descrever coisas como amor, ciúme, inveja, etc. 

Não é possível explicar adequadamente como é que o Espírito Santo intercede por nós junto a Deus. A Bíblia fala em "gemidos", mas isso nada mais é do que uma metáfora para dar ideia de angustia e sofrimento. 

Em outras palavras, o texto de Paulo nos conta que o Espírito Santo fica angustiado e sofre enquanto intercede por nós. Mas, por que será que isso acontece? 

A razão é simples: Ele está preocupado com as consequências dos nossos pecados. O Espírito Santo é nosso aliado permanente e incondicional e por causa disso Ele se angustia com a possibilidade de ser sermos punidos pelos erros que cometemos. 

A Bíblia ensina que todas as pessoas precisam da misericórdia e do perdão de Deus. Todas, sem exceção, e isso inclui você e eu. E se nossos pecados (inveja, hipocrisia, orgulho, maledicência, falta de caridade, egoismo, etc) não fossem sérios, não haveria motivo para o Espírito Santo se angustiar. 

Precisamos, portanto, ter consciência clara dos nossos pecados. Não podemos nos sentir confortáveis com o que já alcançamos e perder a motivação para continuar a melhorar. 

Muitas pessoas, bem lá no seu íntimo, pensam já serem suficientemente boas - talvez porque dão o dízimo, vão à igreja todos os domingos, não matam, não roubam, etc. Pensam que já estão seguras. Mas, não estão.

A verdade é que, sem a intercessão do Espírito Santo, estaríamos todos(as) perdidos. E precisamos ser gratos pela presença do Espírito Santo nas nossas vidas. 

Com carinho

Um comentário:

  1. Amem!!! Glorias a "DEUS" pela unção do "ESPIRITO SANTO" em nossas vidas. Camila

    ResponderExcluir